Hoje passaremos algumas informações para que você confira os detalhes sobre o reajuste do FGTS.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros. O recurso é depositado mensalmente pelos empregadores em uma conta bancária em nome do benefício, que pode ser sacado em casos específicos, como demissão sem justa causa e aposentadoria.
Em 2023, o FGTS terá um reajuste em seu valor, fato que deve ser acompanhado pelos trabalhadores que possuem o benefício.
Neste sentido, reunimos alguns dos principais detalhes sobre o FGTS e o processo de reajuste que já está em andamento para te passar. Assim, você poderá ficar por dentro de tudo sobre esse assunto.
Portanto, não deixe de acompanhar a leitura até o final, para saber tudo o que precisa sobre o reajuste do FGTS.
O que é o FGTS e como funciona?
Como mencionamos anteriormente, o FGTS é um direito trabalhista garantido a todos os trabalhadores com carteira assinada. A cada mês, o empregador deve depositar na conta do FGTS do funcionário o valor correspondente a 8% do seu salário. Esse valor é o FGTS, e é uma forma de garantir que o trabalhador tenha um dinheiro reservado em casos específicos.
O valor do FGTS não pode sacar mensalmente. Ele só pode sacar em caso de demissão sem justa causa, tenha uma doença grave, se aposente, entre outros. Além disso, existe um calendário de saque do FGTS que precisa respeitar, e é importante que o trabalhador esteja atento a essas datas para não perder o seu benefício.
Reajuste do FGTS: Veja detalhes
Desde 1999, o FGTS não tem os valores reajustados, causando uma perda enorme de valor.
No entanto, neste ano, o Supremo Tribunal Federal está reavaliando os valores e taxas do FGTS, para que, enfim, o fundo acompanhe a inflação.
A previsão é de que o reajuste seja de 6,17%, a qual é a média da inflação dos últimos três anos. Isso significa que, se o seu FGTS hoje é R$1.000,00, com o reajuste ele deve passar a ser R$1.061,70.
Essa notícia é boa para os trabalhadores, por representar um aumento real no valor do FGTS. No entanto, é importante lembrar que esse dinheiro só pode sacar em casos específicos, e que ele não deve ver como uma reserva financeira para utilizar a qualquer momento.
Como acompanhar o seu FGTS?
Para saber qual é o seu saldo de FGTS, é possível acessar o site da Caixa Econômica Federal e fazer uma consulta online.
Em caso de dúvidas, também é possível ligar para a Central de Atendimento da Caixa e falar com um atendente.
É importante ficar atento ao calendário de saques do FGTS, o qual a Caixa divulga anualmente. Esse calendário define as datas em que o trabalhador pode sacar o seu FGTS, segundo o seu mês de nascimento. Se o trabalhador perder essa data, ele pode acabar perdendo o direito de sacar o seu benefício.
Agora que você já sabe tudo sobre o FGTS e o reajuste de valores em andamento, é só ficar de olho nas próximas notícias para saber quando as novas taxas começarão a valer.