Se você está começando no mundo dos investimentos ou quer saber ainda mais sobre esse mercado, ler livros é sempre uma excelente ideia. Isso porque, através deles, grandes autores e investidores conseguem explicar de forma detalhada suas estratégias, que são facilmente replicáveis no dia a dia. Dessa forma, preze sempre pela leitura de livros de investimentos.
Por isso, nesse texto vamos falar sobre as principais obras e como cada uma delas pode ajudar você. Vale lembrar que os livros de investimento costumam ter preços acima da média dos livros comuns, mas o conhecimento passado por eles pode trazer retornos bem maiores no longo prazo.
Livros para iniciantes
Se você é um iniciante, é importante que você não pule passos e busque ler livros com uma linguagem mais didática e acessível. Isso porque boa parte dos livros de investimentos tem termos técnicos e cálculos que, no início da sua vida de mercado financeiro, não são necessários. Por isso, evite livros que possuem linguagem técnica.
O primeiro livro indicado é de um dos maiores investidores que o mundo já viu: Joel Greenblatt. O livro se chama “A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações“. Nessa obra, como o próprio autor diz, o intuito é deixar um manual para seus filhos saberem como investir para o resto de suas vidas. Por isso, ele tem uma das linguagens mais fáceis do mercado financeiro e é uma excelente obra. Em termos práticos, ele também dá uma estratégia pronta para você ganhar do mercado de ações sempre, além de ser um livro bastante curto.
A segunda obra para iniciantes é uma obra que fala sobre a sua vida financeira, e não sobre o mercado em si. Estamos falando de “Do Mil ao Milhão“, do youtuber Tiago Nigro, fundador do canal Primo Rico. Nesse livro de investimentos, ele dá dicas financeiras para a sua vida e deixa um pouco de lado os investimentos em renda variável. Ele aborda como a sua mente pode ajudar ou atrapalhar você, além de dar um passo a passo completo para você começar do zero.
Livros de investimentos mais arrojados
Para aqueles que querem livros de investimentos mais arrojados, por terem experiência, também encontrarão obras interessantes. Isso porque o mercado tem livros para diversos níveis de investidores e todas as obras possuem ensinamentos fundamentais para quem quer acompanhar o mercado.
O primeiro livro é “O Investidor de Bom Senso“, de John Bogle. Ele é criador de uma estratégia apenas com ETF que, ao longo do tempo, deixou muitos gestores profissionais para trás no quesito rendimentos. O autor, em suma, afirma que ETF faz o investidor ganhar de mais de 90% dos fundos do país.
Para quem quer entender mais sobre a parte humana do mercado, uma leitura indispensável é “A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade“, de Morgan Housel. Na obra, o autor mostra como podemos lidar melhor com os movimentos do mercado.
Por último, o livro de investimentos mais avançado da lista, mas igualmente espetacular, é “Valuation“, de Aswath Damodaran. No livro, ele busca ensinar gestores profissionais a calcular o valor de uma ação, de modo a ter retornos superiores ao mercado.