Pagar contribuições em atraso no INSS pode ser uma excelente opção para quem está em débito com a Previdência Social. No entanto, a maioria dos contribuintes não sabem como fazer isso.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações para que você, que deseja regularizar sua situação previdenciária, saiba o passo a passo completo de como pagar contribuições em atraso no INSS.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Confira o passo a passo completo de como pagar contribuições em atraso no INSS
Se você está em atraso com suas contribuições ao INSS, saiba que é possível regularizar a situação e garantir os benefícios previdenciários devidos. Isso porque, como todos já devem saber, as contribuições ao INSS são o principal requisito para ter acesso aos benefícios previdenciários.
Dessa forma, confira abaixo o passo a passo completo de como pagar contribuições em atraso no INSS e regularizar sua situação junto ao órgão.
1. Verifique seus débitos
Primeiramente, para regularizar o pagamento das contribuições em atraso é necessário identificar quais são os débitos em aberto.
Para isso, acesse o site do INSS e consulte seu histórico de contribuições.
Além disso, é importante ter em mãos o número do seu CPF e a senha do INSS ou um certificado digital. Assim, ao realizar a consulta, você terá acesso a todas as informações necessárias para o próximo passo.
2. Gere a Guia da Previdência Social (GPS)
Então, com os débitos em mãos, é hora de gerar a Guia da Previdência Social (GPS), que é o boleto para pagamento das contribuições em atraso.
Sendo assim, para emitir a GPS, acesse o site da Receita Federal e procure pela opção “Emissão da GPS”. Insira as informações que o sistema solicitar, como:
- Número do CPF;
- Competência e;
- Valor do débito.
Ademais, confira se os dados estão corretos e clique em “Gerar GPS”. Pronto! Agora você tem a guia em mãos para efetuar o pagamento.
3. Efetue o pagamento das contribuições em atraso no INSS
Com a guia em mãos, é hora de efetuar o pagamento das contribuições em atraso. Você pode realizar o pagamento em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet, utilizando o código de barras presente na guia.
No entanto lembre-se de pagar dentro do prazo para evitar juros e multas. Dessa maneira, depois do pagamento, guarde o comprovante para eventuais necessidades futuras.
4. Atualize o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)
Por fim, após a efetuação do pagamento das contribuições em atraso, é fundamental atualizar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Para isso, agende um atendimento em uma agência do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS. Ademais, no dia agendado, compareça ao local com os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência e;
- Comprovante de pagamento das contribuições em atraso.
Assim sendo, o atendente irá atualizar suas informações no sistema e o CNIS estará regularizado.
Agora que você já conferiu o passo a passo completo de como pagar contribuições em atraso no INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!