Uma tendência intensificada com a pandemia do coronavírus no mercado de trabalho é o sistema home office. Muitas pessoas em busca de emprego e novas colocações vêm optando pela modalidade on-line. Os motivos são os mais variados, desde uma otimização do tempo até a busca pelo conforto em trabalhar em casa. Os trabalhadores devem ficar atentos, no entanto, com as novas normas impostas pelo governo federal para esta modalidade. Quer saber, então, as novas regras do home office? Confira novas regulamentações para trabalho remoto aqui, agora, no Brasil 123.
Trabalho remoto é uma realidade
Antes que você confira novas regulamentações para trabalho remoto, vamos explicar o porquê dessa modalidade ter virado uma forte tendência entre trabalhadores e empregadores.
Como já falamos, a pandemia do coronavírus impulsionou consideravelmente esse regime. Dentre as vantagens do trabalho remoto, a flexibilidade na rotina é o quesito que mais chama a atenção.
Com a modalidade, é possível, então, fazer uma boa organização do tempo trabalhado e suas atividades pessoais. Dessa forma, o profissional pode trabalhar no horário que se sente mais produtivo e realizar, ainda, demais tarefas sem necessariamente atrapalhar o andamento do serviço.
A economia também é um fator interessante, já que o colaborador e a empresa vão diminuir gastos expressivos com o deslocamento e a alimentação.
O colaborador poderá, ainda, ter o conforto de usar roupas mais leves, aumentar as horas de sono e fazer pausas sempre que julgar necessário, aumentando, assim, sua produtividade.
Com diversos benefícios para empresas e para colaboradores, diversos locais adequaram suas rotinas para ofertar modalidades híbridas ou 100% home office, o que acabou criando então uma nova tendência. Hoje, portanto, o trabalho remoto é uma realidade.
Confira novas regulamentações para trabalho remoto
Muitos profissionais já adotaram o formato remoto de trabalho em prol de uma maior qualidade de vida.
Apesar dessa rotina já ser comum em muitas empresas e trabalhadores desde o início da pandemia, havia uma insegurança jurídica sobre a adoção do regime na legislação. Com o novo pacote de regras aprovado, alguns conceitos sobre o trabalho remoto foram, então, oficialmente especificados.
De acordo com a nova Medida Provisória (MP), o trabalho híbrido, no qual o trabalho é dividido em dias presenciais e em outros de forma remota, está formalmente autorizado.
Outra mudança importante é a possibilidade de contratação de trabalhadores por jornada ou por produção, caso estejam enquadrados na modalidade teletrabalho (prestação de serviços fora das dependências do empregador), na qual o trabalho remoto em home office se encaixa.
Na contratação por jornada, o empregador estabelece e mantém o tempo de trabalho com direito, inclusive, ao pagamento de horas extras.
No trabalho por produção ou tarefa, não será aplicado o controle de jornada. Ou seja, o trabalhador poderá escolher quando e como exercer atividades, de acordo com o preestabelecido com o emprego.
Entendeu a dinâmica das novas regras? Confira novas regulamentações para trabalho remoto, leia atentamente e entenda como as novas regras podem mudar a sua rotina de atividades.