Hoje vamos te dar várias dicas para aumentar a aposentadoria com a revisão. Afinal, com a nova lei aprovada pelo STF, você pode pedir a revisão da vida toda para o seu benefício e, assim, pleitear uma renda maior. No entanto, existem algumas regras e você precisa estar atento para não acabar sendo prejudicado ao invés de beneficiado.
Sendo assim, não deixe de ler até o final, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto tão importante.
O que mudou com a nova lei pode aumentar a aposentadoria?
O Supremo Tribunal Federal aprovou por 6 votos a 5, a lei que muda as regras para a revisão da vida toda para pensionistas e aposentados do INSS. Antes, os segurados só podiam pedir a revisão das contribuições feitas depois de 1994 para pleitear um valor maior na aposentadoria ou pensão.
Então, se você recebe aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, aposentadoria especial ou pensão por morte, pode solicitar a revisão. No entanto, existem algumas regras a serem seguidas, como veremos nos tópicos seguintes.
Dicas para aumentar a aposentadoria com a revisão
A nova lei beneficia quem recebia altos salários antes de 1994, mas não podia pedir que eles fossem incluídos no cálculo por causa da revisão da resolução em novembro de 1999. Assim também como as pessoas que recebem pensão por morte de quem tinha um alto rendimento de ganhos antes desse período.
No entanto, é preciso lembrar que você tem um prazo de 10 anos para entrar com o pedido de revisão da vida toda, que começa a ser contado a partir do dia em que você recebe a primeira parcela do seu benefício. Depois que esse prazo expira, você não tem mais o direito de reclamar sobre o valor que recebe.
A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes de quem quer aumentar a aposentadoria com a revisão. Acompanhe!
Como solicitar a revisão da vida toda para aumentar o valor da aposentaria?
O pedido de revisão da vida toda deve ser feito na justiça. Portanto, o ideal é que você procure um especialista na área para que ele revise seus documentos, carta de concessão, Cadastro Nacional de Informações Sociais, etc. Desse modo, ele fará o cálculo para ver se realmente será benéfico para você solicitar a revisão.
Em alguns casos, o próprio INSS faz esse cálculo e realiza a revisão, mas é raro e, geralmente, acontece quando há discrepâncias gritantes.
O INSS paga valores atrasados?
Sim. Após a revisão ser feita, e se realmente for constatado que você teria direito a uma renda maior, o INSS irá pagar o valor corrigido da diferença referente às parcelas que você já recebeu.
O benefício fica suspenso durante a revisão?
Não. Você não precisa se preocupar quanto a isso. Enquanto o processo de revisão acontece, você continua recebendo a aposentadoria ou pensão normalmente.
O valor da minha renda pode diminuir com a revisão?
Sim. Por isso é tão importante procurar um especialista para fazer o cálculo antes de entrar com o pedido de revisão da vida toda, pois se você tiver direito a um valor menor do que já recebe, pode ter sua renda corrigida para baixo.
Gostou de aprender essas dicas para aumentar a aposentadoria com a revisão? Então, não deixe de correr atrás dos seus direitos!