Primeiramente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a recomendação para utilização do sal é de 5 a 6 gramas por dia. Com esse dado em mente, os brasileiros costumam consumir até 12 gramas do ingrediente diariamente, que é um valor prejudicial para saúde. Vamos te mostrar 5 dicas para reduzir o consumo de sal em casa.
A rotina estressante das grandes cidades aliada ao consumo excessivo de sal tem deixado grande parte da população com sérios problemas de saúde. Algumas doenças que podemos citar são: infartos, acidente vascular cerebral e hipertensão arterial. Além do mais, é um causador de obesidade devido a sua propriedade de retenção de líquidos.
Contudo, é importante o cuidado para evitar esses problemas de saúde e aumentar a qualidade de vida, equilibrando o uso do sal em casa através dessas 5 dicas que apresentamos:
1. Evite produtos light
Produtos industrializados que se propõem a ser light ou mesmo diet prometem a redução de calorias no seu consumo, porém para alcançar esse resultado os fabricantes adicionam mais sódio para garantir a textura do produto. O refrigerante zero é um bom exemplo de produto que não deve ser consumido para quem quer reduzir o consumo de sal da sua dieta, devido ao alto teor de sódio contido nele.
2. Evite alimentos ricos em sódio
Além dos produtos light que citamos anteriormente, vários produtos que temos em casa são carregados em sódio. Por isso é importante evitar o uso de produtos como macarrões instantâneos, bebidas enlatadas, bolachas e biscoitos, etc.
Uma dica é, se for indispensável o uso de produto industrializado, sempre conferir a informação nutricional contida na embalagem do produto para verificar a quantidade de sódio de cada alimento.
3. Prefira produtos naturais, é excelente para reduzir o consumo de sal
Essa é a melhor maneira de se controlar não somente a quantidade de sal nos alimentos como manter uma dieta saudável. Sempre que possível prefira consumir alimentos frescos e de procedência conhecida e garantida. Com a rotina que levamos nos grandes centros é um pouco difícil alcançar esse resultado, porém com dedicação e esforço é possível conseguir alimentos naturais e incluí-los na alimentação que fazemos em casa.
4. Favoreça a diminuição gradativa do sal
É bem complicado retirar definitivamente e da noite para o dia o uso de sal na alimentação, contudo é possível diminuir gradativamente o seu uso. Comece evitando os sachês de temperos prontos, o consumo de alimentos enlatados e embutidos, bem como as comidas industrializadas e os pratos prontos congelados. Em pouco tempo será criado um hábito e você nem sentirá falta deles.
5. Faça uso de outros temperos
Para compensar a redução do sal nos alimentos, é possível substituir o ingrediente por produtos naturais que podem acentuar os sabores das carnes e saladas, por exemplo. Para isso prefira utilizar limão, ervas, cebola e alho nos preparos que além de serem mais saudáveis deixarão sua comida bastante saborosa.
Além das cinco dicas acima, é importante evitar o consumo de fast foods e comidas prontas. Portanto dê preferência para fazer o seu próprio alimento, assim vai garantir a boa procedência e a escolha daquilo que lhe fará bem e satisfará sua vontade.
Por fim, abuse dos temperos com produtos naturais e assim diminua gradativamente o uso do sal nos alimentos consumidos em casa.