Hoje nós vamos passar para você algumas dicas para reduzir a dedução fiscal no IR.
Com a data de abertura da declaração do Imposto de Renda chegando, muitas pessoas já estão se preparando e buscando formas de se beneficiar com o tributo.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas importantes para quem deseja reduzir a dedução fiscal no Imposto de Renda em 2023. Assim, você poderá diminuir o valor a ser pago pelo imposto.
Por isso, se você também quer saber como fazer isso, não deixe de ler até o final. Desta forma, você vai obter todas as informações necessárias sobre o IR 2023 e como reduzir a dedução fiscal.
Acompanhe e confira:
O que é a dedução fiscal do IR?
A dedução fiscal do Imposto de Renda é a soma de todos os bens e serviços, tanto prestados como utilizados. Desse modo, o documento enviado para a Receita Federal recebe todas estas informações.
Como todos sabem, na declaração do Imposto de Renda, as pessoas precisam informar todos os ganhos e gastos do ano calendário, que é sempre o ano anterior à declaração. Com isso, a Receita Federal consegue saber extremamente os rendimentos e gastos de cada cidadão declarante.
No entanto, existem alguns desses gastos que podem ser abatidos da base de cálculo, ou restituídos para o cidadão futuramente. Assim, é possível diminuir o valor a ser pago pelo imposto, ou receber de volta o dinheiro gasto com o tributo.
Essa operação é chamada dedução fiscal, que nada mais é do que os gastos que devem ser restituídos ou cortados da base de cálculo para o valor final a ser pago no IR
Como reduzir a dedução fiscal no IR?
Para reduzir a dedução fiscal no IR o cidadão declarante precisa colocar em seu documento os gastos dedutíveis, que são aqueles que aumentam a restituição, e as deduções do imposto devido, que são aqueles gastos que reduzem o valor final do imposto a ser pago.
Para que você entenda melhor, nós separamos uma lista com os principais tipos de gastos com cada uma dessas deduções. Confira:
Gastos dedutíveis:
São os gastos com dependentes, educação, despesas médicas, contribuições com o INSS e os gastos com a Previdência Privada.
Todas essas despesas devem constar na declaração do IR, que são restituídos posteriormente aos titulares pela Receita Federal.
Deduções do imposto devido:
Já as deduções do imposto devido, que são aquelas que diminuem o valor do imposto a ser pago, são aqueles gastos com doações e aluguéis.
Vale lembrar que todos os comprovantes e documentos que comprovam esses gastos por ao menos 5 anos, visto que a Receita Federal tem esse período como prazo para fazer questionamentos e obter melhores informações sobre as despesas lançadas na declaração do Imposto de Renda.
Portanto, para reduzir a dedução fiscal no IR, basta que você adicione todos esses gastos em sua declaração, quando for preencher o documento do Imposto de Renda.
Agora que você já sabe como reduzir a dedução fiscal no IR. Então, apenas siga nossas dicas para obter uma maior restituição ou reduzir os valores a serem pagos por meio deste tributo.