O preço da gasolina vem subindo em todo o país e está, novamente, acima dos R$5, na média. Com isso, o fato de economizar no combustível se torna ainda mais importante, dado que o preço pesa ainda mais no orçamento familiar. Além disso, analisar a troca entre etanol e gasolina é sempre uma excelente ideia, mas isso não vem valendo a pena na grande maioria dos estados.
Por isso, hoje vamos dar dicas de como economizar na gasolina de forma certeira. Vale lembrar que você deve adequar as dicas à sua realidade e sempre usar a criatividade para cortar os gastos com combustível no seu mês.
Preço da gasolina está pensado
Depois de mais de 4 meses seguidos em queda, os preços voltam a preocupar pela quinta semana consecutiva. Na ocasião da queda, a menor cotação do dólar, a redução do ICMS e a forte queda no preço do petróleo ajudaram. Contudo, especialistas dizem que o Brasil baixou demais os preços, e agora é necessário fazer um reajuste para cima.
Isso porque, antes das eleições, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) calculou que a gasolina estava 11% abaixo do preço internacional. Na semana passada, o percentual era de 3%. Nesta semana, a defasagem nos preços, segundo a associação, é de 2%, o que ainda gera margem para mais altas, mas que não serão tão fortes. Por isso, a gasolina segue em tendência de alta, mas parece estar próxima da estabilidade, segundo especialistas.
Isso é uma boa notícia para quem já está com o bolso apertado. Com isso, é possível seguir dicas para economizar no consumo de gasolina.
Confira as dicas!
Existem diversas formas de economizar gasolina e aqui vamos citar apenas algumas. Apesar disso, com o que falaremos a seguir, você pode reduzir os gastos mensais em mais de R$100,00 todos os meses. Ao final de um ano de consumo, você terá “arrecadado” quase um salário mínimo a mais no seu orçamento doméstico, o que é um excelente valor.
Por isso, a primeira dica é manter o balanceamento dos pneus. Isso porque encher o pneu do carro diminui o consumo de gasolina, fazendo com que o seu abastecimento dure por muito mais tempo. Além disso, é fundamental evitar andar na reserva, dado que o carro faz mais esforço nessa situação. Mas talvez a principal dica de todas é economizar no ar condicionado. Isso porque o uso dele aumenta de forma relevante o consumo de gasolina no automóvel e pode pesar bastante no seu bolso.
Além disso, manter o óleo em dia é fundamental para que o motor funcione da forma adequada e, com isso, tenha mais autonomia com a gasolina abastecida. Ainda, uma forma bastante simples de economizar é fazer tudo o que você precisar em apenas um dia. Com o carro parado no resto da semana, você acaba economizando bastante.
Vale lembrar que, nessas horas, trocas radicais também podem valer a pena. Se o bolso está muito apertado, uma saída é trocar o seu atual carro por um modelo mais econômico, que rode mais quilômetros com o mesmo litro de gasolina.