Com o mercado financeiro cada vez mais competitivo e incerto, o CDB, ou renda fixa, tem sido uma das formas de investimento com maior tendência de crescimento ultimamente. Então, hoje, aqui no Brasil 123, você vai saber como escolher o melhor CDB.
Tendo rendimento maior do que a poupança e um nível de risco menor do que muitas modalidades de investimento, vale a pena considerar investir no CDB.
Se você quer investir e não sabe bem como, fique com a gente e confira dicas de como escolher o melhor CDB da atualidade.
CDB: como funciona?
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um tipo de investimento que foi regulamentado na década de 60 e que desde então tem trazido retorno a milhares de investidores.
A grosso modo, ele funciona assim: o investidor, uma pessoa física, empresta um valor para a instituição financeira e ambas as partes negociam um prazo para o resgate desse valor. Até aí, parece uma transação financeira como qualquer outra, mas o CDB tem algumas particularidades:
- Aporte mínimo, que é o valor mínimo que o investidor pode emprestar à instituição financeira;
- Prazo de resgate, que é o tempo que o dinheiro pode ficar sob custódia do banco;
- Rendimento, que é o valor que a instituição deverá acrescer ao emprestado pelo investidor no momento do resgate do título. Esse valor pode ser pré estabelecido ou seguir alguma outra variação, como a taxa Selic, por exemplo.
Como investir em CDB?
Assim, a melhor maneira de começar a investir, seja em CDB ou qualquer outra opção, é procurando uma corretora. Afinal, a maioria dos bancos físicos e digitais oferecem essa opção de investimento, porém apenas os próprios produtos financeiros e você não terá como comparar as vantagens e desvantagens.
Já as corretoras irão pesquisar todas as opções de investimento disponíveis e aconselhar você a investir naquela que combina melhor com o seu perfil. Todavia, se você quiser fazer sozinho, aqui estão as instituições que oferecem a renda fixa como opção de investimento com melhores taxas de CDB da atualidade:
- Itaú;
- Next Bradesco;
- Banco Inter;
- XP Investimentos.
Quanto é preciso ter disponível para investir em CDB?
Como vimos, o valor para investir em renda fixa é uma das particularidades dessa modalidade de investimento. Sendo assim, é algo a ser levado em consideração se você quiser investir em CDB.
Primeiramente, você deve pesquisar a instituição na qual pretende investir para saber o valor do aporte mínimo para renda fixa que elas estabelecem. Geralmente, esses valores são bem elásticos e podem ir de menos de R$1.000,00 a mais de R$50.000.
Dessa forma, seja qual for o seu poder aquisitivo, é possível investir em CDB.
Afinal, qual o melhor CDB da atualidade?
A resposta para essa pergunta depende do seu perfil de investidor. Até porque, as instituições financeiras que oferecem a opção de investir em CDB possuem suas próprias vantagens e desvantagens.
Assim, um banco pode oferecer o menor prazo de resgate, mas o que você quer é o maior rendimento, mesmo com um prazo maior, por exemplo. Ou uma instituição oferece o menor aporte mínimo com maior prazo de resgate, mas você prefere investimento alto e retorno rápido.
Portanto, em primeiro lugar você deve se conhecer e estabelecer o que você espera de um investimento como o CDB. Então, avaliar qual o melhor CDB da atualidade para você. Contudo, qualquer uma das opções que sugerimos é um ótimo ponto de partida, seja qual for o seu perfil!