A Black Friday já passou e não conseguiu ter um resultado tão positivo quanto o de 2021. Contudo, milhares de consumidores do país ainda estão realizando compras online para as festas de final de ano. E todo mundo deve ficar atento para não cair em golpes na internet.
Desde o início da pandemia da covid-19, os consumidores do país passaram a comprar bem mais de maneira online. Embora haja muita praticidade nestas operações, o número de queixas envolvendo as compras online cresceu significativamente.
Para evitar dores de cabeça, o Procon-SP elenca alguns cuidados que as pessoas devem tomar antes de realizar uma compra online. Confira abaixo dicas importantes para ter uma experiência remota positiva.
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1- Acesse o sistema Empresa Verificada
Em resumo, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada para dar mais segurança aos consumidores em operações online. A ferramenta certifica que a empresa possui um cadastro no Sistema Procon-SP Digital. Isso quer dizer que as empresas cadastradas são seguras para o usuário fazer compras.
2- Busque referências sobre o site
Segundo o Procon-SP, o consumidor deve sempre procurar referências sobre o site que pretende fazer compras. Em suma, é importante coletar informações sobre o produto ou serviço desejado, incluindo características, prazo de entrega ou execução, preços e condições de pagamento, bem como sobre o site que oferece o item.
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3- Guarde todos os dados da compra
Por fim, o Procon-SP também orienta os consumidores a anotarem todos os dados que permitam identificar e localizar a sede da empresa vendedora, bem como o produto ou serviço adquirido.
Assim, terá mais facilidades caso precise formalizar alguma reclamação junto ao Procon ou mesmo recorrer ao Poder Judiciário. E, como diz o ditado, seguro morreu de velho.
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