O mês de janeiro está chegando ao fim, aumentando a ansiedade dos estudantes que desejam ingressar na universidade em 2022. Especialmente aqueles que almejam uma instituição pública, é necessário ficar atento às datas e eventos das próximas semanas.
Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital e o cronograma para a chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2022. O SiSU é destinado exclusivamente aos estudantes que realizaram o Enem em 2021.
Para consultar as universidades que aderiram ao SiSU este ano clique aqui.
Cronograma de inscrições
Conforme o cronograma divulgado no edital, o período de inscrições começa no dia 15 de fevereiro e deve se estender até o dia 18 do mesmo mês. O resultado dos aprovados deverá ser divulgado em 22 de fevereiro.
Os inscritos que não forem aprovados em nenhuma das duas opções de curso selecionadas e quiserem participar da lista de espera das universidades, precisam manifestar interesse a partir do dia 22 até 28 de fevereiro, e aguardar possíveis convocações realizadas pela instituição.
Em edições anteriores, após problemas de instabilidade dos servidores e sites, o cronograma sofreu alterações, como a prorrogação do prazo de inscrições e atraso na divulgação dos resultados.
Entretanto, não há previsão para modificações das datas atuais. Portanto, é recomendado que os candidatos acompanhem as páginas oficiais do MEC e portais diários de notícias sobre Enem e SiSU.
Informações importantes
Além de ter realizado a última edição do Enem, os candidatos não podem ter zerado a prova de redação. A aprovação do aluno dependerá da sua nota total e da nota de corte do curso na universidade escolhida.
No momento da inscrição, os participantes poderão escolher duas opções de curso em diferentes turnos e universidades. Somente quem não for aprovado em nenhuma das opções selecionadas poderá optar pela lista de espera.
Também será possível definir a modalidade na qual o inscrito se encaixa, sendo elas ampla concorrência ou reserva de vagas que variam com as condições socioeconômicas, raça e rede de ensino em que o candidato cursou o ensino médio (pública ou privada).
Durante o período de inscrições, o aluno poderá acompanhar uma prévia da sua classificação nos cursos pretendidos e alterar sua candidatura, caso queira. A classificação é atualizada diariamente até o último dia de inscrições e determina o resultado final.
Para conferir mais informações sobre educação, concursos e muito mais, acesse diariamente o portal de notícias Brasil123 e fique por dentro de tudo!