Você sabe como tratar dores na cervical? A cervicalgia, é o nome médico dado para as dores na coluna cervical. Esta doença ataca uma grande parte da população adulta e na terceira idade. Por isso que nós vamos indicar, aqui no Brasil 123, algumas formas de tratar dores na cervical de forma correta.
Muitas vezes a dor na coluna cervical é temporária, tendo como causa a tensão muscular. Mas cuidado: ela pode estar sendo causada por uma outra doença de maior complexidade como a artrite ou a compressão dos nervos, causando dores intensas. Se as dores durarem mais do que 3 dias, é preciso procurar um médico ou fisioterapeuta para identificar o problema e resolver.
Confira como tratar dores na cervical
Primeiramente, se conseguirmos identificar a causa das dores cervicais é mais fácil resolver a situação dolorosa. Assim, as principais causas das dores cervicais são:
Tensão muscular
A princípio, é a mais básica das causas de dores na cervical, causada por atividades diárias realizadas com frequência, como: má postura, trabalhar sentado por muito tempo, posição errada no dormir, ou mesmo contrair os músculos do pescoço na realização de atividades físicas.
Para tratar você precisa fazer alongamentos no pescoço 2 a 3 vezes ao dia, no período de pelo menos 5 minutos. Você pode, também, aplicar compressas quentes no local, por 10 a 15 minutos.
Pancadas e acidentes
As pancadas no pescoço podem ser resultado de acidentes de trânsito ou atividade física, onde em ambas as situações causam traumas. O pescoço é um lugar sensível e exposto, e por isso pode sofrer vários tipos de traumas, e em consequência, a dor.
Você pode tratar com a aplicação de compressas quentes por 15 minutos por dia. Mas, se você sentir dores muito fortes ou formigamento, recomenda-se procurar um médico.
Desgaste nas articulações
Em adultos e pessoas da terceira idade, o desgaste nas articulações é a principal causa da dor cervical. O desgaste nas articulações pode ser resultado de uma artrose cervical, por exemplo, causando inflamação entre as vértebras.
Dessa forma, para tratar o desgaste nas articulações é necessário fazer fisioterapia para amenizar o desconforto, e um médico ortopedista pode indicar remédios anti-inflamatórios e para a dor.
Hérnia de disco
Causada normalmente por má postura, a hérnia de disco causa dor constante e até formigamento. Nestes casos, o disco faz pressão sobre os nervos que passam pela coluna.
Para tratar a dor você pode aplicar compressas quentes no local, além de tomar analgésicos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico ortopedista.
De todo modo, ir a uma consulta médica para que se possa avaliar o seu caso é algo crucial para evitar o agravamento do problema e posteriores sequelas. Então, cuide de sua coluna cervical de forma adequada, já que certamente fará a grande diferença para não ter dor.
Agora que você já sabe como tratar dores na cervical, não deixe de usar essas dicas para se livrar desse problema. Caso seja um problema mais grave, não deixe de procurar um profissional especializado para tratar da sua coluna.