Excelente notícia! Os proprietários de veículos no Paraná podem ter um alívio no bolso para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Quer saber Como? Ao usar o cartão de crédito, é possível parcelar em até 12 vezes.
A saber, o serviço é operado por empresas credenciadas, e o consumidor deve ter atenção especial às taxas de juros aplicadas.
Vale mencionar que duas novas instituições financeiras acabam de aderir ao serviço na Secretaria de Estado da Fazenda. Ao final do texto, você descobre como conferir a lista completa.
Sobre o IPVA
Trata-se de um imposto estadual lançado anualmente, que destina 50% para o município de emplacamento do veículo. Em resumo, a sua arrecadação é utilizada para custear os gastos públicos, como educação, saúde, segurança e transporte.
Arrecadação com o IPVA
O estado arrecadou com o IPVA, em janeiro, R$ 2,55 bilhões, o que representa um aumento de R$ 245 milhões, 10,7% em termos nominais.
O atraso no pagamento do tributo gera multa de 0,33% ao dia, acrescida de juros de mora conforme a taxa Selic.
Ainda mais, após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto. Além disso, o débito pode resultar em apreensão de veículo.
Usando o cartão de crédito para pagar
Pontos importantes a se observar:
- Verificar as opções disponíveis pelas instituições financeiras credenciadas no Portal IPVA;
- O pagamento com cartão de crédito deve corresponder ao valor total do imposto. Assim, não dá para dividir apenas uma parcela em aberto;
- Escolher bandeiras Mastercard, Elo, Visa, American Express e Hipercard, estando sujeito a juros cobrados pelas emissoras dos cartões. Taxas variam de 4,67% em uma parcela a 33,39% em 12 parcelas (acesse a tabela).
A Secretaria da Fazenda informa não ser responsável pelas cobranças e juros extras.
As empresas têm autonomia para definir as condições comerciais das transações, as bandeiras dos cartões utilizados, o número possível de parcelas, os juros aplicáveis e outras taxas.
Em complemento, alerta para a existência de sites falsos, que simulam o pagamento do IPVA.
Por isso, o contribuinte deve acessar somente os sites oficiais (cujos endereços terminam em “gov.br”) ou os aplicativos Serviços Rápidos da Receita Estadual e Detran Inteligente, modos seguros para pagar.
Clique aqui para conferir a lista de empresas credenciadas e as respectivas taxas.
Calendário de vencimentos do IPVA 2024
Confira as datas para os vencimentos de fevereiro.
- Placas com final 1 e 2 – 19/02/2024;
- Placas com final 3 e 4 – 20/02/2024;
- Placas com final 5 e 6 – 21/02/2024;
- Placas com final 7 e 8 – 22/02/2024;
- Placas com final 9 e 0 – 23/02/2024.