Até o momento, os brasileiros continuam aguardando novidades sobre a segunda fase de consultas do Sistema de Valores a Receber (SVR).
Vale lembrar que a primeira fase do “dinheiro esquecido” nos bancos durou até o mês de abril de 2022, ou seja, mês em que o Sistema de Valores a Receber foi suspenso.
Contudo, a segunda fase estava prevista para começar no dia 2 de maio, mas na época, a data foi adiada devido à greve dos servidores da instituição. Dessa forma, no dia 5 de julho os colaboradores confirmaram o fim da greve. Apesar disso, uma nova data ainda não foi divulgada.
Do mesmo modo, 2023 chegou e todos seguem aguardando novidades a respeito da consulta dos Valores a Receber.
Entenda o que é o Sistema de Valores a Receber
Antes de mais nada, é importante saber que o Sistema de Valores a Receber mostra se o cidadão tem algum dinheiro a receber em bancos e em outras instituições.
Nesse sentido, durante a primeira fase do SVR, foi possível consultar valores de:
- Conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Tarifas cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o Banco Central (BC);
- Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
- Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito.
Liberada a segunda rodada de consultas de Valores a Receber?
Assim como foi citado anteriormente, o Banco Central (BC) não anunciou até o momento uma nova data para realizar a consulta do dinheiro esquecido.
Por esse motivo, ainda não dá para afirmar que a consulta está liberada e é necessário aguardar por novas movimentações.
Como será feita a segunda fase de pagamentos?
De antemão, vale saber que o sistema de Valores a Receber já teve sua primeira fase concluída e, nela, os cidadãos puderam fazer um agendamento. Agora, esses cidadãos aguardam a segunda fase onde não será mais necessário agendar. Assim que a consulta estiver disponível, será possível realizar o saque disponível.
Nesse sentido, para acessar o sistema, o cidadão deve ter uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro, lembrando que não é possível acessar o sistema de Valores a Receber sem o cadastro.
Além disso, no processo da segunda fase, o sistema contará com novas informações, ou seja, assim que acessar o sistema, será possível verificar as novidades para sacar o valor.
Alerta do BC à população
Foi divulgado um alerta do Banco Central (BC) para população. Nesse alerta, o banco informou que o sistema ainda não está disponível para consulta. Então, se ocorrer de alguém receber qualquer tipo de link ou qualquer mensagem, não deve clicar. Isso, porque segundo o próprio BC, ele não envia nenhum link para os clientes, bem como não entra em contato via telefone ou outros meios.
Então, é necessário deixar claro que se isso acontecer, não se trata do Banco Central, mas provavelmente, seja um golpe. Então, a população precisa ficar atenta para não informar nenhum dado. O alerta, portanto, é para nunca clicar nos links, endereço de e-mail, WhatsApp ou Telegram, por exemplo.
É através do site oficial do Sistema de Valores a Receber que será possível, exclusivamente, realizar a consulta e fazer todos os procedimentos.