Hoje nós vamos passar algumas informações para que você confira as regras atualizadas de aposentadoria INSS. A última reforma da Previdência de 2019 alterou significativamente as regras para aposentadoria no INSS. Com isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre as mudanças e como elas afetam sua aposentadoria.
Pensando nisso, viemos trazer algumas das informações mais atualizadas sobre as regras de aposentadoria, para que você fique por dentro de tudo. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Confira as regras atualizadas de aposentadoria INSS
Depois da última reforma da Previdência Social, muitos contribuintes ficaram confusos com as novas regras.
Entretanto, sabendo que a contribuição com o INSS é a única maneira de conseguir os benefícios previdenciários no Brasil, é essencial que todos estejam a par das mudanças. Assim sendo, reunimos algumas das principais regras atualizadas de aposentadoria INSS para você conferir:
1. As novas idades mínimas de aposentadoria
A reforma da Previdência de 2019 instituiu idades mínimas de aposentadoria para homens e mulheres. Antes da reforma, era possível se aposentar com 55 anos para mulheres, e 60 anos para homens. Agora, é necessário ter idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
2. Regras de transição para aposentadoria por tempo de contribuição
Depois da reforma de 2029, a aposentadoria por tempo de contribuição deixou de existir. No entanto, essa categoria continua sendo uma opção para quem já atingiu o tempo mínimo de contribuição antes da reforma. Para isso, os contribuintes precisam buscar alguma regra de transição.
Com isso, tanto os contribuintes, quanto a Previdência não sairão totalmente prejudicados com as novas regras de aposentadoria INSS.
3. Novas regras para pensão por morte
A pensão por morte é um benefício garantido aos dependentes de quem falece. Entretanto, essa regra também sofreu alterações com a reforma da Previdência. Portanto, a partir de agora, a pensão por morte será de 50% do valor total da aposentadoria recebida pelo segurado, mais 10% por dependente.
Além disso, a pensão por morte não será mais vitalícia para todos os dependentes. Assim sendo, para cônjuges com menos de 44 anos, a pensão será paga por um período de 15 anos. Já para os que tiverem menos de 21 anos, a pensão será paga até completarem 21 anos. Por fim, para os que forem inválidos ou com deficiência, a pensão será vitalícia.
4. Mudanças na aposentadoria de quem trabalha em condições insalubres
Para quem trabalha em condições insalubres, a reforma da Previdência também traz mudanças nas regras de aposentadoria. Antes da reforma, quem trabalhava em condições insalubres poderia se aposentar com menos tempo de contribuição.
A partir de agora, as regras são mais rígidas. Posto isso, para ter direito à aposentadoria especial, é necessário comprovar o tempo mínimo de exposição a agentes nocivos. Ademais, essa exposição classifica-se em três graus, e o tempo mínimo vai de 15 a 25 anos, de acordo com o grau de nocividade do agente.
Agora que você já conferiu as regras atualizadas de aposentadoria do INSS, é só planejar a melhor forma de contribuir, para garantir o benefício no futuro!