Os alunos que já concluíram o ENEM podem se inscrever no programa Fies 2023, que vai financiar mais de 67 mil alunos. Esse programa opera de forma distinta de todos os demais tutelados pelo Ministério da Educação. Confira as principais regras do FIES 2023 e como se inscrever.
O que é o FIES?
O auxílio financeiro para estudantes de baixa renda é disponibilizado por meio do FIES (Programa das Instituições Federais de Amparo ao Ensino Superior), instituído pelo governo federal em 1999. Assim, são elegíveis para financiamento os cursos realizados em instituições privadas de ensino superior que obtiveram avaliação positiva nos processos avaliativos do MEC.
Os programas de graduação das universidades participantes do Fies devem, no entanto, obter nota mínima de 3 no Sistema Nacional de Avaliação Universitária (SINAES) para se qualificar para o financiamento. Serão elegíveis para participar do Programa os cursos que ainda não foram avaliados no SINAES, mas estão autorizados a funcionar pelo cadastro do MEC.
Regras do FIES: quem pode participar do programa?
Estudantes universitários com renda familiar de até três salários mínimos por membro familiar podem aderir ao FIES. O aluno deve estar matriculado em um programa de graduação que tenha recebido avaliação favorável do MEC. A inscrição no programa é obrigatória para qualquer instituição de ensino. Você pode consultar as instituições participantes no site oficial do FIES.
Assim, poderá participar do programa FIES, alunos matriculados em todo o país que fizeram o ENEM após 2010. O programa oferece a opção de financiar programas de graduação em instituições de ensino superior independentes, com pagamentos mensais após a conclusão do programa.
Haverá um total de 112.168 vagas disponíveis no Fundo de Empréstimo Estudantil, sendo 67.301 disponibilizadas na universidades públicas e 1.389 universidades privadas participam do Fies 2023.
Como faço para me inscrever no FIES 2023?
O aluno deve ter concluído o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010, bem como ter recebido uma média de teste de 450 ou superior e não ter zerado na nota de redação. Também exige-se que cada membro da família tenha uma renda bruta mensal equivalente a pelo menos três salários mínimos.
Os candidatos podem se inscrever por meio do Portal de Acesso Centralizado ao Ensino Superior, desenvolvido para simplificar o processo de conhecimento dos programas geridos pelo MEC. O prazo de inscrição termina na próxima sexta-feira, 10 de março, e o resultado do FIES 2023 sairá na próxima quarta-feira, 14 de março.
Poderão se inscrever, então, aqueles que já possuem o certificado de nível superior, e aqueles que forem bolsistas parciais do Prouni também poderão se inscrever para cobrir o restante das mensalidades de cada mês. Você pode, então, consultar as instituições disponíveis nesta edição. Assim, a consulta pode ser feita no mesmo site de cadastro clicando no botão “Consultar oferta de vagas”.
Ao contrário do Prouni e do SiSU, o Fies envolve uma instituição financeira que se responsabilizará por financiar a educação do aluno. Se você pretende utilizar o FIES para ajudar no pagamento do seu curso superior, fique atento às datas.