O empréstimo consignado do INSS é alvo de mudanças por parte do governo federal, com a intenção de adequar a operação de crédito à nova realidade dos brasileiros. Por isso que hoje, nós vamos indicar as principais mudanças no consignado INSS para o próximo mês.
O que é um empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS?
Os aposentados e pensionistas do INSS têm direito a um tipo especial de operação de crédito, conhecido como empréstimo consignado do INSS. O valor total da dedução antecipada será subtraído, então, em parcelas do comprovante de pagamento do benefício mensal da Previdência Social.
No final de 2022, a autoridade governamental já havia anunciado que aumentaria o valor máximo que um segurado poderia sacar de uma conta consignada. Assim, os beneficiários do INSS já podem solicitar adiantamento de até 160% do benefício mensal.
As principais mudanças no consignado INSS para o próximo mês
Lupi deu outras declarações sobre o investimento designado do INSS e falou sobre novidades que interessam aos aposentados e pensionistas em entrevista ao Portal UOL.
O ministro prometeu que na próxima reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, em março deste ano, proporá a redução do teto da taxa de juros nas contas de poupança de aposentadoria designadas para aposentados.
A taxa de juros que o INSS cobra de seus beneficiários nos empréstimos cedidos é baixa em comparação com as de outros bancos. A proposta de baixar ainda mais o índice do consignado foi recebida com entusiasmo pela categoria após ser anunciada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Como funciona o empréstimo com garantia do INSS?
Ao solicitar o consignado às instituições financeiras, o segurado fica obrigado a reembolsar integralmente o adiantamento do INSS até o vencimento pactuado. O conselho de pensão permite até 84 meses para o valor total do adiantamento ser reembolsado. O Ministério da Previdência estima que existam 14 milhões de contratos ativos de empréstimos consignados realizados pelos segurados do INSS.
Na regra do empréstimo da autarquia, existe também um limite de quanto o recebimento mensal do beneficiário pode se destinar à quitação do empréstimo. O valor do pagamento não pode ser superior a 45% da renda regular do aposentado ou pensionista.
Representantes de aposentados, trabalhadores, empresários e governo se reunirão em março para a próxima reunião do Conselho Nacional de Seguridade Social.
O tema da última declaração de Carlos Lupi, a redução dos impostos nestes casos de empréstimos consignados, está na pauta da reunião agendada, mas ele ainda não revelou números concretos. Ou seja, ninguém sabe quanto o ministro pretende baixar os juros pagos pelos aposentados da Previdência.
Enquanto não acontece esta reunião, que está marcada para o mês de março, nada mudará na concessão dos consignados para os segurados do INSS.
Mas, vale a pena aguardar novas informações antes de contratar algum empréstimo consignado. Afinal, se a proposta é a redução de juros, o segurado pode obter maior valor de empréstimo, ou reduzir a quantidade de parcelas para quitação do consignado.
O que se sabe, é que a intenção existe, e que deve ser aprovada ou não, nesta reunião de Conselho a ser realizada no mês de março.