O auxílio-doença do INSS é um benefício previdenciário que o instituto oferece aos trabalhadores que se encontram incapacitados para o trabalho por motivo de saúde. Contudo, apesar de, via de regra, ser necessário passar por uma perícia médica para comprovar a incapacidade, algumas doenças têm prioridade e podem liberar o benefício mais rapidamente.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você confira as principais doenças que liberam o auxílio-doença do INSS.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Confira as principais doenças que liberam o auxílio-doença do INSS
Conforme mencionado, o auxílio-doença do INSS é um benefício previdenciário que visa prestar suporte financeiro aos trabalhadores que ficam temporariamente incapacitados para o trabalho. Sendo assim, é importante entender em quais situações o instituto libera esse benefício.
Dessa forma, confira a seguir as principais doenças que liberam o auxílio-doença do INSS.
1. Doenças do sistema musculoesquelético
Primeiramente, é importante mencionar as doenças que afetam os ossos, músculos, articulações e ligamentos, pois são consideradas uma das principais causas de afastamento do trabalho.
Entre elas, destacam-se:
- A lesão por esforço repetitivo (LER);
- A tendinite;
- A fibromialgia;
- A hérnia de disco;
- A osteoporose, entre outras.
2. Doenças psiquiátricas podem dar direito ao auxílio-doença
Ademais, transtornos mentais também podem incapacitar o trabalhador para o exercício de suas atividades, logo, essas doenças liberam o auxílio-doença do INSS. Dentre essas enfermidades podemos citar:
- A depressão;
- A ansiedade;
- O transtorno bipolar;
- A esquizofrenia.
Desse modo, é fundamental buscar o apoio e o tratamento adequado, tanto médico quanto psicológico, para lidar com essas condições e retomar a saúde mental.
3. Doenças crônicas
Além disso, algumas doenças crônicas também podem causar complicações e limitações que impedem o pleno desempenho das atividades laborais, tais como:
- A diabetes;
- O lúpus;
- A artrite reumatoide;
- A doença de Crohn, entre outras,
Sendo assim, essas doenças também podem liberar o auxílio-acidente do INSS.
4. Lesões traumáticas
Acidentes de trabalho, acidentes automobilísticos e quedas, por exemplo, podem causar lesões graves que requerem afastamento do trabalho para recuperação.
Fraturas ósseas, lesões na coluna, lesões de ligamentos e traumas cranioencefálicos estão entre os principais exemplos. Dessa forma, o trabalhador deve se ausentar de suas atividades para a reabilitação física e o acompanhamento médico, que são essenciais para uma recuperação adequada.
5. Doenças cardíacas
As doenças do coração, como a hipertensão arterial, a insuficiência cardíaca e a angina, podem levar à incapacidade para o trabalho devido à necessidade de repouso e cuidados especiais.
Desse modo, os trabalhadores que recebem um diagnóstico com alguma dessas doenças, também podem receber o auxílio-doença do INSS.
6. Doenças respiratórias também podem dar direito ao auxílio-doença
Por fim, algumas doenças respiratórias também podem liberar o auxílio-doença. Dentre as principais, podemos incluir:
- A asma;
- A bronquite crônica;
- A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e;
- A fibrose pulmonar.
Isso ocorre porque essas enfermidades podem dificultar a respiração e, consequentemente, impedir a realização das atividades profissionais.
Agora que você já sabe quais as principais doenças que liberam o auxílio-doença do INSS, fique de olho e garanta seus direitos!