O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos eventos mais aguardados pelos estudantes brasileiros. O exame foi criado em 1998 visando avaliar o desempenho dos alunos brasileiros após o fim da educação básica. No entanto, a partir de 2009 o Enem passou por alterações e adquiriu outras funcionalidades. Entre elas, o acesso ao ensino superior. Além disso, a partir de 2020, devido à pandemia, o Enem passou a ter aplicação digital.
Atualmente, o Enem é uma das principais formas de se conquistar uma vaga em uma universidade. Através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, programas governamentais que favorecem o acesso ao ensino superior por pessoas de todas as classes sociais.
Para o ano de 2023, espera-se que o exame facilite que milhares de estudantes iniciem a graduação. Assim, o ano acaba de começar e os participantes do Enem já podem começar a se preparar.
Nos últimos dias, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou as datas de aplicação. Assim, a prova será aplicada em todo o país para todos que já concluíram o ensino médio e para quem o terminará em 2023. Além disso, alunos do ensino médio do primeiro e segundo ano poderão participar como uma forma de treino.
Qual o valor do Enem 2023?
Espera-se que a taxa de inscrição de 2023 tenha o mesmo valor que a do último ano: oitenta e cinco reais (R$ 85).
Quando será o Enem em 2023?
Cronograma Enem 2023
Conforme o INEP, o Enem 2023 terá o seguinte cronograma:
- De 8 a 19 de maio de 2023 será o período para as inscrições, que deverão ser feitas através da página do participante;
- Nos dias 5 e 12 de novembro de 2023 acontecerá a aplicação das provas;
- A partir do dia 24 de novembro de 2023 será divulgado o gabarito;
- A partir do dia 16 de janeiro de 2024 serão divulgados os resultados de cada participante.
Enem PPL
Para as Pessoas Privadas da Liberdade (PPL) o Enem terá o seguinte cronograma:
- Do dia 9 a 27 de outubro de 2023 será o período de inscrições;
- A aplicação das provas acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023;
- E a divulgação dos resultados acontecerá a partir do dia 16 de janeiro de 2024.
Quem tem direito à isenção da taxa do Enem 2023?
A isenção da taxa é um direito dos alunos em situação de vulnerabilidade econômica. Além disso, inscritos no CadÚnico e alunos que podem comprovar baixa renda. A isenção da taxa pode ser solicitada na própria página do participante após cadastro prévio.
Assim, a atendente online solicitará informações como documentos e também dados sociais. Por exemplo, número de determinados aparelhos eletrônicos em casa. Em seguida, é necessário aguardar a confirmação de dados e a isenção da taxa. Mas, fique ligado! A solicitação para não pagar pela prova tem tempo limitado e geralmente está disponível apenas nos primeiros dias do período de inscrições.