O pagamento da 4ª parcela do benefício pago em razão da pandemia pela Covid-19 vai acontecer durante todo o mês de julho para todos os grupos beneficiários. Desse modo, com relação ao calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 há questões relevantes que os participantes devem estar atentos.
Assim sendo, confira as novidades acerca do novo cronograma de repasse e veja para quem já há datas definidas. O pagamento que acontece em agosto corresponde à primeira parcela relativa à prorrogação do benefício, cujo encerramento está previsto para outubro.
Calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 já foi definido?
Para os beneficiários selecionados via Cadastro Único, e inscritos via site e aplicativo, ainda em 2020, não. Já para os beneficiários do Bolsa Família elegíveis ao auxílio, sim.
Como é sabido, há três cronogramas que regem o pagamento do auxílio: dois são destinados para o pagamento dos grupos que não fazem parte do Bolsa Família e um terceiro é o cronograma regular do próprio Bolsa Família, que vem sendo utilizado desde 2020 para o pagamento de ambos os benefícios.
Dessa forma, quem não recebe o auxílio via Bolsa Família conta com dois cronogramas de repasse; depósito e saque. O primeiro determina as datas em que a parcela é creditada na Poupança Social Digital, e o segundo, aberto logo após o fechamento do primeiro, destina as datas em que o beneficiário pode realizar o saque em espécie da parcela.
Contudo, caso queira movimentar o valor por meio do aplicativo Caixa Tem, o beneficiário pode fazê-lo. Nesse caso, é possível realizar transferências, pagar contas domésticas (água, luz, gás, etc) e também fazer compras em lojas online.
Vale salientar que a transferência deve ser feita para uma conta em que o beneficiário não seja o titular; isto é, não seja o dono da conta.
Dito isso, veja as datas de pagamento da 5ª parcela para quem é do Bolsa família e teve o programa temporariamente substituído.
Calendário de pagamento da 5ª parcela para quem faz parte do Bolsa Família
Confira o cronograma:
- NIS terminado em 1 – 18/08;
- 2 – 19/08;
- 3 – 20/08;
- 4 – 23/08;
- 5 – 24/08;
- 6 – 25/08;
- 7 – 26/08;
- 8 – 27/08;
- 9 – 30/08;
- 0 – 31/08.
O calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 para os demais grupos deverá ser divulgado ainda esse mês pelo Ministério da Cidadania e Caixa Econômica Federal (CEF).
Veja ainda: Quem deverá parar de receber o auxílio emergencial 2021? Confira agora mesmo
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.