O governo federal emitiu um decreto que estabelece regulamentações para o cartão consignado de benefício destinado aos servidores públicos.
Essa medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e divulgada no Diário Oficial da União desta terça-feira (31), expande as alternativas de crédito disponíveis para esse grupo e introduz novas medidas de segurança.
O cartão consignado de benefício é uma categoria de cartão de crédito que possibilita o pagamento de despesas por meio do desconto direto na folha de pagamento do servidor.
O decreto incorpora essa modalidade como uma das opções disponíveis para as consignações facultativas, o que implica que o servidor tem a escolha de adotá-la ou não.
O que é o cartão consignado de benefício para servidores?
O cartão consignado de benefício para servidores é uma modalidade de cartão de crédito que permite que servidores públicos, como funcionários de órgãos governamentais, tenham acesso a crédito com desconto direto na folha de pagamento.
Isso significa que as parcelas do pagamento do cartão são descontadas automaticamente do salário ou benefício do servidor antes mesmo de ele receber o valor líquido do pagamento.
Essa modalidade de cartão é projetada para oferecer aos servidores públicos uma forma conveniente de acesso a crédito, com taxas de juros muitas vezes mais baixas do que as de cartões de crédito tradicionais.
Além disso, o desconto direto na folha de pagamento reduz o risco de inadimplência, tornando-o uma opção mais segura para as instituições financeiras que concedem o crédito.
O cartão consignado de benefício pode ser utilizado para fazer compras, saques, e pagar contas, da mesma forma que um cartão de crédito convencional.
No entanto, as parcelas do pagamento são descontadas automaticamente na folha de pagamento do servidor, tornando o processo de pagamento mais simples e eficiente.
Leia também: COMEÇOU! 30ª edição do Feirão Limpa Nome já está disponível; veja como participar
Quais os benefícios?
Os cartões consignados de benefício para servidores públicos oferecem uma série de benefícios tanto para os servidores quanto para as instituições financeiras que os concedem. Alguns dos principais benefícios incluem:
- Taxas de juros mais baixas. Os cartões consignados geralmente têm taxas de juros mais baixas em comparação com os cartões de crédito convencionais. Então, isso torna o crédito mais acessível e econômico para os servidores públicos.
- Desconto direto na folha de pagamento. O pagamento das parcelas do cartão é descontado automaticamente na folha de pagamento do servidor, o que reduz o risco de inadimplência. Então, isso proporciona maior segurança para as instituições financeiras e permite que os servidores controlem melhor suas finanças.
- Facilidade de acesso ao crédito. Os servidores podem acessar crédito de maneira conveniente e rápida. Isso sem a necessidade de passar por processos de análise de crédito rigorosos, como ocorre com outros tipos de empréstimos.
- Pagamento de contas e compras. Os cartões consignados funcionam da mesma forma que os cartões de crédito convencionais, permitindo que os servidores façam compras, saques e paguem contas, oferecendo maior flexibilidade financeira.
- Redução de dívidas de alto custo. Os servidores podem usar o cartão consignado para consolidar dívidas de alto custo, como as de cartões de crédito com taxas elevadas, reduzindo assim os gastos com juros.
Leia também: Falsa médica é presa após realizar procedimentos estéticos com registro falso
Confira as mudanças do cartão consignado
A medida expandiu o limite percentual da remuneração que pode ser alocado na soma mensal das consignações, de 35% para 45%. Assim, essa modificação atende a uma demanda antiga dos servidores públicos que buscavam uma margem maior para obtenção de crédito.
Além disso, o decreto introduziu outras modificações na administração das consignações. Por exemplo, a permissão para que contribuições a fundações ou associações representativas, que sejam compostas por servidores, funcionários públicos ou outros beneficiários do sistema, possam ser pagas com desconto na folha de pagamento.
O texto atual também estende a possibilidade de consignações na folha de pagamento aos anistiados políticos que recebem indenização sob a forma de pagamento mensal, permanente e contínuo.
Também estão incluídos no benefício os funcionários públicos, militares e aposentados. Além disso, os pensionistas que fazem parte da folha de pagamento do Executivo federal.
Além disso, uma outra mudança importante foi a reintrodução da opção de pagamento da contribuição sindical através de desconto na folha de pagamento. Isso desde que seja autorizada pelo servidor ou beneficiário abrangido pelo decreto presidencial.
Leia também: Não sabe se vai receber a indenização de R$ 15 mil do Auxílio Brasil? Consulte aqui
Novas medidas de segurança do cartão consignado
O decreto também introduz novas salvaguardas para os servidores públicos que optam por contrair empréstimos consignados. Assim, algumas das principais ações incluem:
- A obrigatoriedade de que as instituições financeiras forneçam informações detalhadas sobre as taxas de juros e encargos associados aos empréstimos ou cartões de crédito consignados para os servidores;
- A proibição de cobrança de juros ou encargos excessivos por parte das instituições financeiras;
- A possibilidade de os servidores públicos renegociarem seus empréstimos ou cartões de crédito consignados em caso de dificuldades financeiras.
Assim, a regulamentação do cartão consignado de benefício para servidores públicos é uma medida que agrega segurança, expande as opções de crédito para esse grupo. Além disso, que atende a uma demanda de longa data, possivelmente contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desses servidores.