Hoje nós vamos passar algumas informações para que você confira as novas regras de aposentadoria pelo INSS. Como todos já devem saber, a Previdência Social passou por uma grande reforma nos últimos anos. Agora que essa reforma foi concluída, as novas regras para recebimento dos benefícios pagos pelo INSS já estão vigentes.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema para passar para você. Assim, esperamos te ajudar a entender melhor as novas exigências da previdência para receber os benefícios. Por este motivo vale a pena ler até o final, visto que traremos todos os conhecimentos necessários sobre esse assunto!
Quais são as novas regras de aposentadoria pelo INSS?
As novas regras para se aposentar junto ao INSS são bem mais rígidas e devem ser seguidas à risca pelos contribuintes que desejam realizar a solicitação do benefício sem nenhum problema no futuro.
Praticamente todas as categorias de aposentadoria tiveram modificações, as únicas que continuam seguindo as exigências antigas são as aposentadorias das pessoas com deficiência, trabalhadores rurais e professores. Além disso, a aposentadoria por invalidez teve somente uma modificação na nomenclatura, e agora se chama aposentadoria por incapacidade permanente, mas as exigências para a solicitação continuam as mesmas.
Já as outras categorias tiveram as regras modificadas. Para que você saiba exatamente quais são as novas exigências, nós listamos as novas regras de cada uma das categorias. Confira:
Aposentadoria por idade
Para se aposentar por idade o contribuinte precisa ter no mínimo 62 anos, caso seja do sexo feminino, e 65 anos para o sexo masculino. Além disso, a Previdência Social ainda exige 15 anos de contribuição ao INSS ao longo da vida, não sendo computadas as parcelas pagas com atraso, nem as que têm um percentual menor do que o salário mínimo.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Já a aposentadoria por tempo de contribuição não existe mais depois da reforma da Previdência Social, no entanto, para que os contribuintes que estavam perto de alcançar a aposentadoria através deste recurso, existem regras de transição, como a regra de Transição Pontos, de Idade Mínima, do Pedágio 50% e do Pedágio 100%.
Assim, os contribuintes poderão ser analisados e encaixados em alguma dessas regras, que funcionam como emendas, para não saírem no prejuízo com a reforma da Previdência.
Aposentadoria para quem trabalha com atividades de alto risco
A aposentadoria para quem trabalha com atividades de alto risco teve somente uma mudança. Assim, a idade mínima passou a ser de 55 anos mais 15 anos de atividade de alta periculosidade. Ou obter a pontuação da regra de transição para conseguir se aposentar.
Agora que você já sabe quais são as novas regras de aposentadoria pelo INSS, é só ficar de olho no seu tempo de contribuição!