A atualização do CadÚnico é requisito básico para o recebimento do benefício do Bolsa Família. Afinal, o Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal é o principal sistema de informações oficial do governo. É onde se concentra os dados que o governo utiliza para o planejamento de diversas políticas públicas.
Especialmente aquelas com foco no atendimento da população pertencente às classes mais baixas, que se enquadram na linha de pobreza e extrema pobreza. Muitas pessoas achavam difícil atualizar as informações no registro.
Contudo, o portal agora está passando por melhorias e oferecendo novidades aos cidadãos que utilizam o sistema. Assim, todos aqueles que vinham encontrando dificuldades na hora de atualizar os dados, podem aproveitar a oportunidade de fazer a regularização do cadastro.
Quer ficar por dentro dessa novidade na atualização do CadÚnico? Continue a leitura do texto até o final!
Principais problemas por falta de atualização do CadÚnico
Vale lembrar que conforme mencionamos no início do texto, atualizar o Cadastro Único, também chamado de Cadúnico, é um dos requisitos para participação no PBF. Entretanto a atualização não tem somente esse objetivo, o cadastro do governo é referência para muitos outros programas sociais.
Sendo assim, o portal vem recebendo novas atualizações. As mudanças têm como alvo aquele cidadão que encontra dificuldade para executar a ação. Assim o objetivo é incentivar o indivíduo a regularizar o seu cadastro. Pois, desde que começou o ano, houve a exclusão de milhões de pessoas dos programas sociais do governo. Esse corte ocorreu porque esses indivíduos estão com as informações desatualizadas.
Principais programas sociais do governo que exigem a atualização do CadÚnico
A princípio podemos destacar como principais programas sociais, que depende desses dados:
- PBF (Programa Bolsa Família);
- Programa Mais Médicos;
- Programa MCMV (Minha Casa Minha Vida).
Enfim, todos estes programas exigem que a pessoa tenha vínculos ao Cadastro Único e que as informações sejam verídicas e atuais. Sendo, portanto, primordial que o cidadão que tem interesse procure atualizar os dados da sua família, ao menos com a frequência que os programas exigem. Evitando, assim, o corte dos benefícios.
Pois a exclusão representa a maior preocupação dos beneficiários dos programas sociais do governo. Isto ocorre devido às averiguações minuciosas que o governo determina para evitar fraudes.
Entre as principais exclusões estão as famílias unipessoais, que foi alvo de estranheza no aumento significativo do número durante o programa Auxilio Brasil.
Como atualizar os dados no cadastro do governo
Por fim, para efetuar a atualização no CadÚnico, é necessário baixar o aplicativo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Além disso, é crucial estar com todos os documentos pessoais em mãos. Também os documentos dos componentes do grupo familiar, a exemplo do número de RG e CPF.
Vale lembrar que o cadastro exige outras informações como comprovação de renda e de residência. O titular do benefício deve estar atento para não haver erros de digitação durante o preenchimento.
É possível fazer o registro usando a conta Gov e a senha. Basta procurar por “Atualização cadastral por confirmação”. Selecionar se há necessidade de renovação ou apenas manter as informações já existentes e pronto.
A atualização do CadÚnico deve ser feita no mínimo a cada dois anos, porém se houver alguma mudança importante o titular já deve alterar a informação no registro.
Você considera necessárias as mudanças na atualização do Cadúnico? Compartilhe conosco sua opinião.