Criado em 2020 e pago também em 2021, o auxílio emergencial é um programa de abrangência nacional que atende a população mais prejudicada pela pandemia da Covid-19. Entre os beneficiários estão os desempregados, trabalhadores informais e microempreendedores individuais afetados pela crise econômica e sanitária.
Tendo isso em vista, confira as informações divulgadas até então sobre o pagamento das parcelas extras do programa. Isso porque o Governo Federal estendeu o programa por mais três meses; isto é, pagará as cotas até outubro.
Informações até então divulgadas sobre as parcelas extras do auxílio emergencial 2021
Ainda no mês passado (julho), o governo informou que o auxílio emergencial 2021 ganharia novas parcelas. A prorrogação foi oficializada por meio da assinatura e divulgação no Diário Oficial da União (DOU) do Decreto 10.740.
Desse modo, o programa que iria funcionar até julho será finalizado apenas em outubro e continuará repassando as cotas destinadas ao público. Os valores são determinados de acordo com a composição familiar, no qual o valor maior é destinado às mulheres chefes de família; isto é, R$ 375.
Quem vai receber as parcelas extras
O pagamento da 5ª (agosto), 6ª (setembro) e 7ª (outubro) parcelas será feito para os beneficiários que continuam atendendo ao regulamento do programa; ou seja, quem começou a trabalhar de carteira assinada, bem como começou a receber aposentadoria e seguro-desemprego, por exemplo, não receberá as parcelas extras.
Para verificar a legibilidade no benefício, basta acessar o site da Dataprev e verificar o resultado individual. Para isso, deve-se informar o nome completo, a data de nascimento, o CPF e nome da mãe.
Haverá novas inscrições?
Não. Vai receber as parcelas extras que recebeu as parcelas anteriores, que por sua vez recebeu o auxílio emergencial residual em dezembro do ano passado.
Como será feita a divulgação do calendário
Para o pagamento das parcelas extras do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal (CEF) enviará o calendário e informações importantes sobre o programa por meio do WhatsApp.
Confira, portanto, como vai funcionar:
- Uma conta oficial e verificada da Caixa passará a enviar as informações sobre o auxílio emergencial, especialmente sobre o cronograma das próximas parcelas do benefício. Ao todo, 500 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com os envios;
- Receberão os avisos os clientes do auxílio emergencial com celular cadastrado no aplicativo Caixa Tem. O usuário poderá habilitar ou desabilitar o recebimento dos avisos;
- Não é necessário fazer uma nova solicitação ou cadastro para receber os avisos no celular, basta checar se o número de contato informado no perfil do aplicativo Caixa Tem está atualizado;
- O assunto das mensagens automáticas incluem: informações sobre o calendário de crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em dinheiro e demais avisos e comunicados;
- Mensagens serão gratuitas, garantindo que mesmo aqueles que não tenham acesso a internet, seja rede móvel ou banda larga, possam receber os informes;
- Os comunicados serão enviados a partir de um único número da Caixa de forma automática, ou seja, sem a possibilidade de conversação, sendo utilizado apenas para o envio dos avisos;
- A Caixa ressalta que o perfil jamais solicitará qualquer dado ou informação adicional dos beneficiários, utilizando o canal apenas para enviar os informes oficiais, orientando inclusive aos beneficiários, que não respondam a mensagem recebida.
Fonte: O Povo
Veja ainda: Envio do calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial via WhatsApp tem previsão; veja qual é
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.