O Procon-SP continua alertando os consumidores do país que desejam fazer compras online. De acordo com um levantamento realizado pelo órgão de defesa do consumidor, as reclamações relacionadas a compras pela internet cresceram 653% entre o segundo trimestre de 2019 e o de 2021.
A saber, o período pesquisado corresponde ao início da pandemia da Covid-19, que provocou grandes mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros. E isso fica evidente com o forte aumento de queixas envolvendo as operações online.
Por isso, o Procon-SP dá dicas para que os consumidores não caiam em golpes e tenham dores de cabeça no futuro.
Veja algumas recomendações do Procon-SP
1- Acesse o sistema Empresa Verificada
Em resumo, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada para dar mais segurança aos consumidores em operações online. A ferramenta certifica que a empresa possui um cadastro no Sistema Procon-SP Digital. Isso quer dizer que as empresas cadastradas são seguras para o usuário fazer compras.
2- Busque referências sobre o site
Segundo o Procon-SP, o consumidor deve sempre procurar referências sobre o site que pretende fazer compras. Em suma, é importante coletar informações sobre o produto ou serviço desejado, incluindo características, prazo de entrega ou execução, preços e condições de pagamento, bem como sobre o site que oferece o item.
3- Dê feedback
O consumidor também pode dar um feedback sobre o item adquirido ou serviço contratado. A saber, uma avaliação positiva pode ajudar outros usuários a terem uma operação tranquila.
No entanto, se o consumidor tiver algum problema ou precisar de esclarecimentos, deve entrar em contato com o site e deixar a sua opinião. Da mesma forma, disponibilizará um alerta para quem quiser comprar o mesmo produto ou contratar o serviço.
4- Anote todos os dados da compra
O Procon-SP também orienta os consumidores a anotar todos os dados que permitam identificar e localizar a sede da empresa vendedora, bem como o produto ou serviço adquirido. Assim, terá mais facilidades caso precise formalizar alguma reclamação junto ao Procon ou mesmo recorrer ao Poder Judiciário.
5- Analise o produto com atenção
Ao receber o produto, o consumidor deve analisá-lo com cuidado, conferindo se a qualidade e as características correspondem ao que havia sido anunciado na internet. Assim, poderá solicitar a regularização do problema, caso haja algum, ou mesmo o cancelamento da compra.
Nas situações em que o produto entregue não corresponde ao anúncio no site, ou se não houver a entrega, o consumidor deverá buscar auxílio do Procon. Em síntese, ele poderá exigir o cumprimento forçado da obrigação de entregar o produto comprado, poderá aceitar outro produto ou serviço equivalente ou mesmo rescindir o contrato e ter o valor restituído.
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