Os últimos tempos têm sido difíceis para a população brasileira. A inflação e os juros cada vez mais altos vêm correndo a renda dos trabalhadores, que se preocupam mais que nunca com a falta de dinheiro. E a incapacidade financeira resulta em contas atrasadas e faz cada vez mais pessoas ficarem com o nome sujo no país.
Em abril, o número de famílias inadimplentes bateu recorde no Brasil, assim como o de endividados. A saber, quase oito em cada dez famílias estavam endividadas no período. Já o percentual de famílias inadimplentes, que possuem contas ou dívidas em atraso, chegou a 28,6% no mês.
Diante deste cenário desafiador, a Serasa elencou algumas dicas para as pessoas que têm contas atrasadas. Veja abaixo o que fazer:
1- Tenha organização financeira
A primeira coisa que as pessoas precisam fazer é ter organização financeira. Em resumo, o consumidor deve anotar todos os gastos que possui. Dessa forma, poderá visualizar com mais clareza o tamanho das dívidas e ver se realmente cabe no orçamento.
Ao manter a disciplina, as anotações vão passar a ser mais fáceis de fazer. Assim, o negativado poderá tirar a parte da renda para o pagamento das contas atrasadas. Ao mesmo tempo, também reservará um valor para os débitos mais recentes, evitando atrasar novas contas.
2- Define os gastos essenciais
Muita gente acaba gastando por impulso, sem realmente pensar se o bem ou serviço é realmente necessário. Com a renda apertada e ainda precisando pagar contas atrasadas, o consumidor deverá ter ainda mais responsabilidade com novos gastos. Por isso, é muito importante pensar bem antes de consumir algo.
Além disso, as pessoas que sofrem com dívidas atrasadas também devem analisar a renda que possuem para cortar gastos não essenciais. Por exemplo, uma pessoa tem um serviço de transmissão online de filmes e séries, mas geralmente só o acessa nos fins de semana. Será que vale a pena continuar pagando sem utilizá-lo direito ou esse gasto pode ser cortado até as coisas melhorarem?
3- Analise os juros das contas atrasadas
Nem todos fazem isso, mas analisar os juros das contas atrasadas pode reduzir o valor gasto para pagá-las. Em suma, muita gente só se preocupa com a data de vencimento e o valor da conta. Contudo, é muito importante saber quais contas têm juros mais altos e pagá-las primeiramente. Estas devem ser prioridade para que o valor final não suba tanto.
4- Escolha uma linha de crédito benéfica
Mesmo seguindo esses passos, muitos consumidores não sabem de onde tirar dinheiro para pagar as contas atrasadas. Assim, acabam recorrendo à contratação de empréstimos, mas os juros pagos pelo crédito acabam sendo ainda maiores que os da própria dívida.
Para evitar que isso aconteça, reserve um tempo para conhecer bem as linhas de crédito. O negativado deve escolher as instituições financeiras com as menores taxas de juros. No entanto, o mais importante é tentar evitar atrasos em outras contas.
Leia também: Inflação elevada do café da manhã torna refeição indigesta