A aposentadoria por pontos do INSS é um benefício destinado aos trabalhadores que atingem determinado número de pontos, considerando a sua idade e tempo de contribuição. Essa categoria de aposentadoria possibilita a alguns contribuintes a concessão adiantada do benefício.
No entanto, nem todos sabem como funciona essa aposentadoria, e por isso, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é a aposentadoria por pontos do INSS?
A aposentadoria por pontos do INSS é uma modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição. Sendo assim, nesse tipo de aposentadoria, o trabalhador soma pontos que consideram tanto a sua idade quanto o tempo que ele contribuiu para o INSS.
Dessa forma, a ideia é premiar os trabalhadores que começaram a contribuir cedo e que já alcançaram uma idade avançada.
Como calcular os pontos?
Para o cálculo dos pontos para essa aposentadoria considera-se a soma da idade do trabalhador com o tempo total de contribuição. Dessa maneira, para se aposentar por pontos, é necessário que a soma dos dois fatores atinja um número mínimo que o INSS estabelece.
Por exemplo, se a soma da idade com o tempo de contribuição for de 90 pontos para homens e 85 pontos para mulheres, é possível se aposentar por pontos.
Quais são as vantagens da aposentadoria por pontos do INSS?
Primeiramente, como já mencionado acima, uma das principais vantagens da aposentadoria por pontos é a possibilidade de se aposentar mais cedo, em comparação com a aposentadoria por idade, por exemplo.
Além disso, essa modalidade permite que os trabalhadores que começaram a contribuir mais cedo sejam beneficiados, já que os pontos levam em consideração a idade.
Quais são as regras para a aposentadoria por pontos do INSS?
Ademais, para se aposentar por pontos, é necessário atingir o número de pontos que o INSS exige, além de cumprir o tempo mínimo de contribuição.
Atualmente, o tempo mínimo de contribuição é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Além disso, é necessário que o trabalhador atinja a idade mínima exigida, que atualmente é de 65 anos para homens e 60 para mulheres.
Além disso, vale ressaltar que existem algumas regras de transição que o sistema previdenciário estipulou depois da última reforma da Previdência, em 2019. Sendo assim, é importante estar atento e consultar estas regras para conferir se você não se encaixa em nenhuma delas.
É possível se aposentar por pontos antes de atingir a idade mínima?
Sim, é possível se aposentar por pontos antes de atingir a idade mínima, desde que se cumpram as regras do INSS.
Dessa maneira, um trabalhador que tenha 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, totalizando 95 pontos, pode se aposentar por pontos mesmo antes de atingir a idade mínima de 65 anos. No entanto, é importante ressaltar que é necessário atingir o número de pontos que o INSS exige para ter direito a essa modalidade de aposentadoria.
Agora que você já sabe como funciona a aposentadoria por pontos do INSS, deixe-nos um comentário com a sua opinião sobre esse assunto!