Com a ausência do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, na 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (COP27), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Sharm el-Sheik, no Egito, e será um dos nomes que vão representar o Brasil.
Confira a agenda de Lula para a semana
Apesar de o presidente eleito viajar ao Egito na segunda (14) para participar da COP27, seus compromissos oficiais se iniciam apenas na quarta-feira (16). Sendo assim, vejamos.
Quarta-feira (16/11)
Às 11h do Egito (16h de Brasília), Lula participará do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, anunciando um plano de ação detalhado para o controle do desmatamento, como parte da campanha para obter recursos internacionais e buscar o alinhamento com demais países, que se deteriorou durante o governo de Bolsonaro.
Além disso, às 17h15 do Egito (22h15 em Brasília), Lula falará na área da ONU (área azul) coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em outras palavras, é uma área limitada à organização onde os líderes mundiais podem negociar.
Quinta-feira (17/11)
Na quinta-feira, 17, às 10h no Egito (5h em Brasília), Lula estará no Brazil Hub, espaço de entidades da sociedade civil ligadas às questões ambientais, organizado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS), Instituto ClimaInfo e com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
Importante destacar que, o Brazil Hub é um espaço para a sociedade civil organizada na área de meio ambiente apresentar ao mundo a agenda climática do Brasil em um debate global.
Já às 15 horas do Egito (10h em Brasília), Lula se reúne com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática. É importante ressaltar que a criação do Ministério dos Povos Originários é uma das repetidas promessas feitas por Lula durante sua campanha presidencial.
“Nós vamos criar o Ministério dos Povos Originários para que eles nunca mais sejam desrespeitados, para que eles nunca mais sejam tratados como cidadãos de segunda categoria”, afirmou o presidente eleito.
Sexta-feira (18/11)
A convite do presidente portugues Marcelo Rabelo Sousa, Lula vai para Portugal na sexta-feira (18), onde terá um encontro com o presidente, com o primeiro-ministro português António Costa e com demais autoridades portuguesas.
Importante destacar que, durante a campanha de Lula, António Costa declarou apoio ao candidato petista.“O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade”, disse Costa em vídeo. “O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva. Lula, conte comigo.”
Por fim, no fim da semana, Lula retorna para o Brasil.