Atualmente, no Brasil, o Nubank é uma das instituições que mais cresce. Desde que foi fundada no ano de 2013, a fintech brasileira conseguiu atrair milhões de clientes.
E nesta semana, saiu uma grande notícia! Conforme o levantamento mais recente do Banco Central (BC), o Nubank ultrapassou o Banco do Brasil (BB) e agora é o 4º banco com mais clientes do país. Assim, o BB caiu uma posição, ficando em quinto lugar.
Veja os bancos com mais clientes no Brasil
Acompanhe em seguida, os cinco maiores bancos do Brasil, em número de clientes:
- Caixa Econômica Federal: com 150,37 milhões de clientes;
- Bradesco: com 104,49 milhões de clientes;
- Itaú Unibanco: com 99,94 milhões de clientes;
- Nubank: com 77,66 milhões de clientes;
- Banco do Brasil: com 74,58 milhões de clientes.
É importante deixar claro que os dados são referentes ao segundo trimestre de 2023. Além disso, o Nubank ganhou 4,5 milhões de novos clientes em três meses. Sendo assim, conseguiu ultrapassar o Banco do Brasil, ganhando cerca de 430 mil novos clientes no período.
A saber, os demais bancos tiveram os seguintes acréscimos em três meses: Caixa Econômica (com 519 mil novos clientes), Bradesco (com 820 mil) e Itaú Unibanco (com 921 mil). Isso indica que o Nubank cresce de uma maneira expressiva e supera com folga o desempenho das principais instituições financeiras do país.
Confira mais detalhes sobre o Nubank
O banco digital é uma das fintechs que mais fazem sucesso no Brasil. Além disso, o Nubank tem milhões de clientes em alguns países da América Latina. Com isso, utiliza a inovação tecnológica para oferecer os melhores serviços financeiros aos seus usuários.
“O crescimento sucessivo da nossa base de clientes continua a reforçar a eficiência e o potencial inerentes ao nosso modelo de negócio digital. Isso nos permite crescer em escala, fornecendo serviços financeiros de alta qualidade e baixo custo“, informou David Vélez, que é o fundador e CEO do Nubank.
Do mesmo modo, o fundador da fintech afirmou que o Nubank ainda tem um “enorme potencial para aumentar a participação de mercado em vários produtos“. Sendo assim, o banco digital lança cada vez mais produtos e serviços para ganhar novos clientes.
Aliás, a líder das operações do Nubank no Brasil, Livia Chanes, mencionou que “Quase metade da população adulta brasileira já é cliente do Nubank“. Diante disso, ela ressaltou ainda que esse forte crescimento do número de clientes reforça a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela fintech.
BTG Pactual/Banco Pan lidera reclamações no 2º trimestre: Entenda
Outro detalhe fundamental é que o levantamento do BC no que tange às reclamações de clientes sobre as instituições financeiras indicou que o BTG Pactual/Banco Pan ainda está na liderança nacional. Em resumo, o banco fechou um ano completo na primeira posição do ranking, com 1.004 reclamações dos clientes.
Dessa forma, para fazer o levantamento, o BC considera somente as reclamações procedentes, bem como o número de clientes de cada banco para elaborar o ranking. Com isso, realiza uma equação simples, ou seja, divide o volume de queixas pela quantidade de clientes das instituições financeiras. Em seguida, multiplica o resultado por 1 milhão.
Confira o top dez dos bancos com mais reclamações no 2º trimestre deste ano:
- BTG Pactual/Banco Pan – com 43,58 pontos;
- Bradesco – com 30,90 pontos;
- Inter – com 29,38 pontos;
- C6 Bank – com 24,13 pontos;
- PagBank-PagSeguro – com 22,47 pontos;
- Itaú – com 20,27 pontos;
- Santander – com 18,27 pontos;
- Caixa Econômica Federal – com 12,51 pontos;
- Neon – com 11,88 pontos.
- Votorantim – com 9,94 pontos.
Aliás, o Nubank ficou na 13º posição do ranking de reclamações no 2º trimestre. Nesse sentido, o banco digital teve 608 queixas, atingindo assim, uma pontuação de 7,82 pontos no índice do BC. Para se ter uma ideia, esse é mais um reflexo da qualidade dos serviços e produtos fornecidos pelo Nubank.
Entenda as queixas mais frequentes dos clientes
A reclamação mais comum entre os clientes de instituições financeiras no 2º trimestre foi sobre as irregularidades relativas a operações e serviços que se referem a cartões de crédito. Durante este período, houve 2.369 queixas, acumuladas entre todas as instituições financeiras pesquisadas pelo BC.
Depois disso, ficaram as irregularidades sobre valores a receber no sistema SVR do BCB (com 885 queixas) e também sobre operações e serviços. Com exceção, porém, daquelas relacionadas a cartões de crédito e débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito (825 queixas).
Para o Nubank, as principais reclamações se referiram a transações não reconhecidas pelo titular da conta (com 129 queixas), além de irregularidades sobre operações e serviços relacionados a conta de pagamento pós-paga (106 queixas).