Diante de mais uma virada de mês, os trabalhadores já vão em busca da confirmação de quais são os feriados de novembro. Inclusive, desejam saber em quais dias da semana os mesmos caem.
Sendo assim, logo de cara te informamos que em novembro de 2023 teremos dois nacionais e uma data que é feriado em diversas cidades do Brasil.
Siga a leitura para conferir todos os detalhes!
Enem 2023: Veja se terá direito a ÔNIBUS GRATUITO nos dias de provas!
Feriados de novembro
Nesta quinta-feira (2), temos o Dia de Finados. Por cair em pleno dia de semana, pode ser um descanso prolongado para muitos brasileiros.
A saber, essa ocasião é lembrada na maioria dos países ocidentais e marca um dos rituais mais importantes para os católicos, com foco na lembrança daqueles entes queridos que infelizmente já não estão entre nós.
Ainda mais, apesar de ser uma data religiosa, o Dia de Finados é considerado um feriado em todo território nacional. Inclusive, cabe mencionar que a medida está prevista na Portaria do Primeiro-Secretário nº 15, de 2022, do Senado Federal.
Depois, no dia 15 de novembro, será celebrada a Proclamação da República, data que marca um momento importante da história do país, pois determina o fim do regime monárquico e a instauração da República em território nacional.
Então, além do aspecto histórico, o dia também é considerado feriado nacional, ou seja, é uma oportunidade de os trabalhadores brasileiros aproveitarem um merecido descanso.
Além disso, neste ano, a data cai em uma quarta-feira, o que garante uma pausa bem no meio da semana, diante da rotina agitada dos cidadãos.
Feriado no dia 20 de novembro
Para concluir a lista, temos o feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, que cai em uma segunda-feira.
A saber, desde 2011, o Dia da Consciência Negra integra o calendário oficial brasileiro, mas não são todas os estados e cidades do país que consideram a data um feriado.
Nas cidades de São Paulo, Campinas e Santo André, a data é feriado, mas em outros municípios do estado a data não é dia de descanso. Entre os estados que já consideram a data um feriado, estão: Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro.
Leia ainda: Governo garante PENSÃO para jovens; veja em qual situação
Datas comemorativas
Além dos feriados de novembro, é interessante mencionar as datas comemorativas deste mês:
- 3 de novembro – Dia Internacional da Reserva da Biosfera: comemoração instituída pela UNESCO para ser festejada no mês do aniversário do lançamento do programa Homem e a Biosfera, que veio a público entre 9 e 19 de novembro de 1971, e que está relacionado com a Rede Mundial de Reservas da Biosfera;
- 4 de novembro – Dia das Favelas: oficializado por Minas Gerais através da Lei 20808, de 26/07/2013, faz referência à primeira vez que a palavra “favela” foi utilizada oficialmente, em 04 de novembro de 1897, para denominar uma ocupação popular no Morro da Providência, no Rio de Janeiro;
- 5 de novembro – Dia da Cultura e da Ciência: comemoração do Brasil, que foi criada pela Lei Nº 5.579 de 19 de maio de 1970, e que também é conhecida como “Dia Nacional da Ciência e Cultura Brasileira”;
- 5 de novembro – Dia Nacional da Língua Portuguesa: comemoração que foi estabelecida pela Lei Nº 11.310 de 12 de junho de 2006;
- 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes: o dia foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921;
- 15 de novembro – Dia Nacional da Umbanda: comemoração instituída pela Lei Nº 12.644 de 16 de maio de 2012, e que inicialmente foi instituída pelo Conselho Nacional Deliberativo da Umbanda; tem por fim marcar a data da 1ª manifestação do “Caboclo das Sete Encruzilhadas”, que se incorporou em 15 de novembro de 1908 no então jovem médium brasileiro, Zélio Fernandino de Moraes;
- 16 de novembro – Dia Internacional da Filosofia: comemoração móvel (3ª quinta-feira de novembro) instituída desde 2002 pela UNESCO;
- 20 de novembro – Dia Universal das Crianças: comemoração internacional, que foi inicialmente recomendada pela 9ª Assembleia Geral da ONU na sua Resolução A/RES/836 de 14 de dezembro de 1954; tem por fim, marcar a data da aprovação da “Declaração dos Direitos das Crianças”.
Com informações da Agência Brasil
Confira também: Comunicado IMPORTANTE sobre a fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único