A aposentadoria rural é um benefício previdenciário que destina-se aos trabalhadores que exercem atividades no campo. Sendo assim, para ter acesso a esse direito, é necessário cumprir requisitos e apresentar uma série de documentos.
No entanto, muitos trabalhadores dessa categoria ainda têm dúvidas sobre quais esses documentos.
Por isso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para sanar todas as eventuais dúvidas que você possa ter a respeito da documentação necessária para requerer o benefício em questão.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Confira a lista atualizada de documentos para solicitar aposentadoria rural
O Instituto Nacional de Seguro Social, mais conhecido como INSS, é o órgão do Governo Federal responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários aos contribuintes da Previdência.
Desse modo, dentre os principais está a aposentadoria rural, que, como já mencionado, destina-se aos trabalhadores do campo.
No entanto, assim como para todos os benefícios, o INSS exige uma documentação específica na solicitação, que serve para comprovar a atividade e a aptidão do trabalhador para o recebimento do benefício.
Dessa maneira, confira abaixo a lista atualizada de documentos para requerer a aposentadoria rural no INSS:
Documentos pessoais
Primeiramente, os trabalhadores que desejam requerer a aposentadoria rural, precisam providenciar os documentos pessoais, para comprovarem sua identificação. São eles:
- Carteira de identidade (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) e;
- Certidão de nascimento ou casamento.
Comprovante de tempo de trabalho rural
Além disso, para solicitar o benefício também é preciso comprovar o tempo de trabalho na atividade rural.
Dessa forma, é necessário reunir documentos que atestem a sua atuação, tais como:
- Contratos de arrendamento;
- Contratos de parceria;
- Notas fiscais de venda de produtos agrícolas;
- Declarações de sindicatos de trabalhadores rurais;
- Declarações de colonos, entre outros.
Declarações dos sindicatos
As declarações dos sindicatos de trabalhadores rurais são documentos fundamentais para comprovar a atividade rural. Assim, é necessário obter declarações onde constem o período de trabalho, o tipo de atividade exercida e a moradia em zona rural.
Ademais, essas declarações devem estar devidamente assinadas pelo representante legal do sindicato.
Prova de contribuição ao INSS
A comprovação de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também é necessária para a concessão da aposentadoria rural.
Dessa maneira, é preciso reunir os comprovantes de recolhimento das contribuições previdenciárias, como os Guias de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP).
Documentos do grupo familiar
Além dos documentos pessoais do requerente, é importante apresentar também os documentos de todos os membros do grupo familiar, como certidão de nascimento, RG e CPF. Isso porque esses documentos são essenciais para comprovar a dependência econômica dos familiares em relação ao trabalhador rural.
Documentos adicionais
Por fim, além dos documentos mencionados anteriormente, o INSS também pode solicitar outros documentos, dependendo do caso específico. São exemplos:
- Comprovante de residência em zona rural;
- Laudos médicos;
- Documentos agrários;
- Registros de empregados, etc.
Portanto, é fundamental consultar as orientações da Previdência Social para verificar quais são os documentos adicionais necessários.
Agora que você já conferiu a lista atualizada de documentos para solicitar aposentadoria rural, não deixe de se preparar para garantir a aprovação ao pedir esse benefício!