Desde a última reforma da Previdência de 2019, muitos segurados se perguntam qual a idade mínima para requerer cada aposentadoria do INSS. Isso porque, essa reforma trouxe modificações importantes para os benefícios previdenciários, e uma das mudanças mais significativas está relacionada com a idade mínima que o órgão exige para conceder a aposentadoria.
Desse modo, reunimos algumas das informações mais relevantes para que assim, você possa esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Confira a idade mínima para requerer cada aposentadoria do INSS
A aposentadoria é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros que contribuem mensalmente com a Previdência Social. No entanto, desde a última reforma da Previdência, muitas regras mudaram, e, como já mencionado, a idade mínima para requerer as aposentadorias do INSS se tornou uma dúvida frequente entre os contribuintes.
Dessa forma, para tirar todas essas dúvidas, confira abaixo qual a idade mínima que o instituto exige para a concessão de cada uma de suas aposentadorias:
1. Aposentadoria por idade
Primeiramente, a aposentadoria por idade é a principal modalidade de aposentadoria do INSS. Dessa maneira, assim como os demais benefícios, é necessário que o trabalhador cumpra alguns requisitos para requerê-la.
Dentre as exigências está a idade mínima, que, de acordo com as regras atuais, é de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres.
Além disso, é necessário contribuir pelo período mínimo de 180 meses, o equivalente a 15 anos antes de solicitar.
2. Aposentadoria por tempo de contribuição
A aposentadoria por tempo de contribuição é outra opção para quem deseja se aposentar. Nesse caso, não é necessário cumprir uma idade mínima. Isso porque, a exigência do INSS para essa modalidade de benefício é o período mínimo de contribuição, que precisa ser de 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres.
Entretanto, vale destacar que essa modalidade está em processo de extinção, de acordo com as novas regras da reforma da Previdência. Assim sendo, somente podem se aposentar por tempo de contribuição aqueles que já contribuíam antes da implementação das novas regras, que aconteceu em novembro de 2019.
3. Aposentadoria especial
Já a aposentadoria especial é um benefício que destina-se aos trabalhadores que exercem suas atividades em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física.
Sendo assim, para requerer essa modalidade, é necessário ter contribuído por 15, 20 ou 25 anos, a depender do nível de exposição aos agentes nocivos. Além disso, a idade mínima para requerer esse benefício é de 55 anos para ambos os sexos.
4. Aposentadoria rural
Por fim, a aposentadoria rural, como o próprio nome já diz, direciona-se aos trabalhadores que exercem atividades na área rural.
Desse modo, a idade mínima para requerer esse benefício é de 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.
Ademais, é necessário comprovar o exercício da atividade rural por um período mínimo de 15 anos antes de fazer a solicitação.
Agora que você já sabe qual a idade mínima para requerer cada aposentadoria do INSS, é só se preparar adequadamente para não correr o risco de ter a solicitação indeferida!