Se você é amante das plantas certamente possui um jardim em casa, e manter um jardim em bom estado não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Apesar de a jardinagem servir como uma terapia para muitas pessoas, de vez em quando ela também pode oferecer boas dores de cabeça, pois algumas pragas podem surgir e acabar com o trabalho de meses. Por isso, se você é amante do cultivo, confira a forma certa de eliminar pragas do jardim e fique livre desse tipo de problema.
Todo o trabalho que o jardim proporciona é recompensado quando as folhas e flores começam a surgir de forma saudável e bela. Então, é comum que você fique muito irritado quando o seu jardim é acometido por pragas. Mas você não precisa se preocupar, aqui você verá tudo o que você precisa saber para que o seu jardim se mantenha bonito e saudável. Portanto, continue lendo e aprenda a proteger suas plantas de todas as pragas do jardim.
Confira a forma certa de eliminar pragas do jardim
As plantas são verdadeiramente incríveis. Elas possuem uma cor única, cheiros maravilhosos e proporcionam a colheita de furtos muito saborosos, atraindo o olhar e a atenção de todos a sua volta. No entanto, os belos jardins não atraem apenas a atenção das pessoas, mas os parasitas e os insetos também conseguem reconhecer quando um espaço está florido e podem atacar esse espaço destruindo tudo o que o jardineiro construiu.
As pragas são os invasores que penetram os jardins e começam a se alimentar das folhas das plantas. Além de destruir toda a beleza que o seu jardim possui, deixando-o com um aspecto bastante desagradável, as pragas também prejudicam os vegetais e podem causar a morte de algumas espécies de plantas. Por isso, além de adubar bem suas plantas e saber como utilizar os fertilizantes da forma correta, é necessário saber como combater as pragas.
Limpe o vaso e/ou a terra
Apesar de isso ser algo muito óbvio, é preciso dar destaque à limpeza, pois ela é fundamental para que as pragas permaneçam afastadas. As folhas mais velhas e as plantas mortas podem ser grandes atrativos para as pragas, então, é muito importante que você avalie cada cantinho da sua casa, investigando bem e se livrando de qualquer sujeira que possa ser um empecilho para o desenvolvimento do seu jardim. Além disso, não deixe o solo muito úmido nem água parada.
Plantação de repelentes
Existem algumas plantas que são capazes de afastar as pragas naturalmente, ou seja, são repelentes naturais. Para utilizar essas plantas, você só precisa planejar com cuidado onde irá colocar cada uma delas, assim, além de deixar o seu jardim ainda mais diversificado e bonito, você ainda irá afastar as pestes. Algumas espécies excelentes para deixar as pragas longe são: erva-doce, alecrim, arruda, hortelã, coentro, citronela e manjericão.
Pesticida
Se as opções acima não forem suficientes, recorra aos pesticidas. Você pode encontra-los em pet-shops ou em locais que vendam produtos de jardinagem. Agora queremos saber de você, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!