A revisão da aposentadoria é um direito de todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que visa avaliar as condições do benefício e, se necessário, ajustar o valor a ser pago mensalmente.
Dessa forma, é necessário que os contribuintes saibam em que situações o INSS libera essa revisão, a fim de aumentar o valor da aposentadoria.
Pensando nisso, reunimos 5 das principais situações em que isso é possível para te contar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Confira 5 situações em que o INSS libera revisão da aposentadoria
Conforme mencionado acima, em alguns casos, a revisão da aposentadoria pode trazer vários benefícios para o segurado. Dessa forma, confira a seguir 5 situações em que o INSS libera a revisão da aposentadoria, para que você saiba quando têm direito a essa importante ferramenta de assegurar seus direitos previdenciários.
1. Erro de cálculo na concessão inicial
Primeiramente, um dos principais motivos para solicitar a revisão da aposentadoria é a constatação de erros na concessão inicial do benefício.
Por vezes, o INSS pode não considerar adequadamente todas as contribuições realizadas pelo segurado ao longo da sua vida profissional. Isso acaba resultando em um valor de aposentadoria inferior ao correto. Nesses casos, é possível requerer a revisão para refazer o cálculo e reajustar o valor da aposentadoria.
2. Atualização de regras previdenciárias
As regras previdenciárias passam por constantes atualizações e mudanças. Por isso, é importante que os segurados fiquem atentos às novas regras que possam beneficiá-los.
Desse modo, quando ocorre uma alteração na legislação previdenciária que possa impactar diretamente no valor do benefício, é possível solicitar a revisão para que o INSS refaça o cálculo de acordo com as novas regras.
3. Inclusão de períodos de trabalho não considerados
Ademais, outra situação em que se pode solicitar a revisão da aposentadoria é o INSS não considera alguns períodos de trabalho na concessão inicial.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, como empresas que não realizaram o devido recolhimento das contribuições previdenciárias ou quando o segurado exerceu atividade remunerada em condições especiais que podem garantir uma aposentadoria mais vantajosa. Nesses casos, a revisão pode incluir esses períodos e, assim, aumentar o valor do benefício.
4. Revisão por tempo de serviço
O segurado também pode solicitar a revisão da aposentadoria quando comprovar ter trabalhado por um período maior do que o considerado na concessão inicial. Nesse caso, é possível pedir que na revisão, o órgão considere o tempo total de serviço, resultando em um aumento significativo no valor do benefício.
5. Aposentadoria especial
Finalmente, a aposentadoria especial é um direito dos trabalhadores que exercem atividades insalubres ou perigosas, que colocam em risco a saúde ou a integridade física. Muitas vezes, os segurados que têm direito a essa modalidade de aposentadoria são prejudicados na concessão inicial, visto que o INSS pode não reconhecer corretamente a atividade especial exercida. Desse modo, é possível requerer a revisão para que o tempo de serviço especial seja considerado e, assim, aumentar o valor do benefício.
Agora que você já sabe 5 situações em que o INSS libera revisão da aposentadoria, deixe sua opinião sobre esse assunto nos comentários!