Eliminar a gordura dos alimentos não é apenas uma necessidade de quem está de dieta. Reduzir o consumo da gordura é bom para quem quer saúde e, além disso, manter uma boa estética. Então, confira 5 dicas para comer menos alimentos gordurosos agora no Brasil 123!
Motivos para reduzir o consumo de gorduras
Querendo dicas para comer menos alimentos gordurosos? Além de emagrecer, a redução do consumo de alimentos gordurosos favorece o sistema cardiovascular, o sistema digestivo, ajuda na saúde do fígado e, também, contribui para o combate à caspa, espinhas e cravos.
Outro motivo para reduzir o consumo de gordura é que o excesso de gordura saturada provoca inflamação no hipotálamo, que é a região do cérebro controladora da fome e da sensação de saciedade. Assim, ingerir muita gordura saturada é como “viciar” nossos neurônios. Dessa forma, eles passam a não enviar mais para o organismo a sensação de saciedade.
Todos estes fatores provocam, ao longo do tempo, o que é chamado de estresse metabólico, que desorganiza as células. Isso é uma porta aberta para doenças diversas, além da obesidade.
Veja abaixo nossas dicas para comer alimentos menos gordurosos
Se você está tentando optar por um estilo de vida mais saudável, então precisa ter em mente que a sua dieta precisa acompanhar esse pensamento. De nada adianta ter alimentos gordurosos no cardápio, já que, além de engordar, eles fazem mal para a saúde. Confira então, logo a seguir, algumas dicas cruciais para melhorar a sua alimentação.
Evite frituras
Parece óbvio, mas é sempre bom repetir: evite frituras. Entretanto, se for usar frituras, opte por óleo de coco. Priorize a aquisição de uma panela elétrica que frita sem óleo.
Como opção, você pode grelhar os alimentos ou assar.
Reduza o consumo de alimentos processados
Salsichas, linguiças, presunto, mortadelas e outros, são alimentos ricos em gorduras, além de serem ricos em sódio e conservantes e realçadores de sabor. Assim, sempre que possível, troque os embutidos por carne que possam ser congeladas ou in natura. Vale lembrar que ovos e queijos são também fontes de proteínas, podendo, em alguns casos, substituir a carne.
Comida pronta: não consuma!
Sim, sabemos que pode parecer mais prático comprar pratos prontos e apenas descongelar no micro-ondas, mas a quantidade de gordura presente neste tipo de alimentação é realmente alta!
Pedir fast food
Abrir um aplicativo e pedir comida fast food é bem fácil e rápido. Mas recomendamos que não o faça. Caso realmente esteja sem tempo, pesquise no seu aplicativo opções que são mais saudáveis. Atualmente muitos restaurantes de comida diet e light estão a apenas um clique de distância.
Substitua por gorduras boas
Dentre as opções para incluir fontes de gordura no seu cardápio, temos o abacate e as castanhas, além da substituição do óleo de soja pelo óleo de coco. É tudo uma questão de criatividade e criação de hábitos. Então experimente, temos certeza de que você vai gostar!
Esperamos que as nossas dicas para comer menos alimentos gordurosos tenham te ajudado!