Os benefícios do Microempreendedor Individual são inúmeros, mas, infelizmente, nem todos sabem quais são eles.
Dessa forma, para que você conheça as principais vantagens de ser MEI, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Confira 5 benefícios do Microempreendedor Individual
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria que o Governo Federal criou para formalizar os pequenos negócios e facilitar a vida dos empreendedores. Dessa maneira, se você está pensando em abrir uma empresa de pequeno porte ou já possui um negócio informal, é importante conhecer as vantagens que essa categoria de trabalho oferece.
Assim sendo, confira abaixo 5 benefícios do Microempreendedor Individual:
1. MEI possui simplicidade na formalização
Primeiramente, vale destacar que um dos principais benefícios do Microempreendedor Individual é a facilidade e rapidez na formalização. Isso porque os trabalhadores podem realizar todo o processo pela internet, de forma gratuita, e assim, obter o CNPJ em poucos dias.
Além disso, não é necessário ter contratos sociais complicados, os quais podem demandar a ajuda de um advogado, sendo apenas necessário preencher um formulário com dados básicos.
2. Baixo custo tributário
Ademais, outro importante benefício do MEI é a tributação simplificada e com baixo custo. O empreendedor paga um valor fixo mensal que engloba o INSS, o ICMS e o ISS, evitando a necessidade de cálculos complexos e pagamentos elevados.
Com isso, é possível ter um melhor planejamento financeiro, já que as despesas com impostos são mais previsíveis e não comprometem tanto o orçamento.
3. Benefícios previdenciários do MEI
O Microempreendedor Individual também tem direito a alguns benefícios previdenciários, como:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença e;
- Salário-maternidade.
Dessa forma, mesmo sendo um empresário autônomo, você garante a sua proteção social e tem maior tranquilidade em caso de imprevistos.
No entanto, é importante destacar que para ter direito a esses benefícios, é necessário estar em dia com as contribuições previdenciárias.
4. Possibilidade de emissão de notas fiscais
Ademais, ao se tornar MEI, você também passa a ter a vantagem de poder emitir notas fiscais. Isso traz maior profissionalismo e segurança para o seu negócio, além de facilitar a participação em licitações e a obtenção de crédito.
Com as notas fiscais, você comprova a legalidade das suas transações e garante uma relação transparente com seus clientes.
Contudo, é importante observar que, desde o dia 1º de setembro deste ano, os Microempreendedores Individuais precisam acessar o portal do Governo Federal para realizar a emissão dessas notas.
5. Acesso a serviços bancários e linhas de crédito
Por fim, um dos principais benefícios do trabalhador MEI é a facilidade de acesso a serviços bancários e linhas de crédito. Ao possuir um CNPJ, você pode abrir uma conta empresarial e ter acesso a serviços financeiros específicos para pessoas jurídicas.
Além disso, também é possível obter empréstimos com taxas reduzidas e condições favoráveis a MEIs, o que pode impulsionar o crescimento do seu negócio.
Agora que você já sabe quais são os principais benefícios do Microempreendedor Individual, se inscreva na plataforma e regularize o seu negócio!