O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 4,2 pontos em julho deste ano na comparação com o mês anterior. Esta é a quarta alta seguida, após as quedas registradas entre janeiro e março. Com isso, o ICS atingiu 98,0 pontos, maior nível desde março de 2014 (98,3 pontos).
Da mesma forma, o indicador também avançou em médias móveis trimestrais, em 5,4 pontos. A saber, esta é a terceira alta em 2021 nessa base comparativa, após cinco meses consecutivos de queda do indicador. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou os dados do levantamento nesta quinta-feira (29).
“A confiança de serviços avançou pelo quarto mês consecutivo, superando o nível pré-pandemia e retornando a patamar mais alto desde 2014”, afirmou o economista da FGV, Rodolpho Tobler. Ele também destacou que a expectativa com os próximos meses impulsionou o resultado em julho.
“A aceleração do programa de vacinação, o recrudescimento da pandemia e continuidade na flexibilização de algumas medidas restritivas parecem estar influenciando positivamente no humor dos empresários do setor”, acrescentou Tobler.
Índice de expectativas impulsiona confiança em julho
De acordo com a pesquisa, o ICS apresentou acréscimo nos 13 segmentos pesquisados. Em resumo, o Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 1,7 ponto, para 90,4 pontos, atingindo o mesmo nível de fevereiro de 2020, ou seja, retornou ao patamar pré-pandemia.
No entanto, o destaque de julho foi o Índice de Expectativas (IE-S). Em suma, o indicador traz uma avaliação para os próximos meses, e, em julho, saltou 6,5 pontos, para 105,6 pontos. Dessa forma, o índice conseguiu reverter não só as perdas acumuladas em 2021, mas atingiu o maior nível desde novembro de 2012 (106,2 pontos).
Por fim, a FGV ressaltou que a confiança vem crescendo em todos os setores, mas os destaques estão com os que mais sofreram com a pandemia da Covid-19. Isso porque a demanda por serviços que foram prejudicados pela crise está voltando a se fortalecer.
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