O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) afundou em março deste ano, na comparação com o mês anterior. A saber, o indicador tombou 5,1 ponto entre os meses, passando de 59,5 pontos para 54,4 pontos. Apesar da queda, o valor ainda indica otimismo dos empresários em relação ao desempenho da economia brasileira. Isso porque índices maiores que 50 pontos representam confiança empresarial. Dessa forma, seguindo esta mesma lógica, níveis inferiores a 50 pontos indicam falta de confiança.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pelo levantamento, divulgou as informações nesta quarta-feira (10).
“Quando olhamos o índice, ele mostra confiança do empresário. Esse valor de 54,4 pontos está, inclusive, acima da média histórica do ICEI. Mas a queda expressiva na passagem de fevereiro para março nos faz um alerta. A confiança existe, mas já foi maior e está caindo rapidamente. Mostra que os empresários estão percebendo uma piora nas condições atuais dos seus negócios e nas perspectivas futuras da economia”, ressaltou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Veja mais detalhes da queda da confiança
Em resumo, o ICEI registrou uma retração expressiva em abril do ano passado devido à pandemia da Covid-19. À época, chegou a 34,5 pontos, nível mais baixo já registrado pela série histórica. Contudo, a partir de maio, o índice voltou a subir. Os meses de julho, agosto e setembro registraram avanços de 6,8 pontos, 6,3 pontos e 4,6 pontos, respectivamente. Assim, o ICEI teve uma forte recuperação. Da mesma forma, o índice também cresceu em novembro, e manteve estabilidade em outubro e dezembro.
No entanto, em 2021, o índice vem amargando apenas quedas em suas taxas, caindo 2,2 pontos em janeiro e 1,4 pontos em fevereiro. Agora, em março, atingiu o maior tombo desde abril do ano passado.
Entenda o ICEI
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) dá sinais sobre os possíveis rumos que a produção industrial pode seguir. Assim, o ICEI funciona como um indicador que antecede e prevê o desempenho industrial. A saber, o levantamento de coleta das informações para o ICEI acontece de maneira conjunta com as Sondagens Industrial e Indústria da Construção.
LEIA MAIS