O orçamento do governo, cuja apresentação ao Congresso Nacional ocorreu no último dia 31 (quinta-feira), prevê verba impactante para realização de concursos públicos em 2024. Assim, a alocação de recursos atingiu a cifra de R$ 526 milhões no orçamento do próximo ano.
Esse recurso é para que haja a realização de concursos públicos para suprimento de um quantitativo superior a oito mil vagas somente em cargos efetivos. Além disso, o governo já havia anunciado número semelhante de vagas em funções temporárias para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com o secretário de Orçamento do Ministério do Planejamento, Paulo Bijos, com esse montante que o governo disponibilizou no orçamento, existe a projeção de que haja tanto os concursos que já contam com autorização quanto para concursos novos. Também há previsão de nomeações.
Quer ficar por dentro dos detalhes desse recurso que o governo alocou para o ano de 2024 e ainda saber como deve funcionar o concurso? Continue a leitura do texto até o final!
Formato a ser adotado para os concursos públicos em 2024
De acordo com informações do governo no ano de 2024, a intenção do Ministério da Gestão e Inovação é realizar um concurso nacional que seja unificado. Desse modo contemplando oportunidades de vagas nos mais variados órgãos federais ao mesmo tempo.
A proposta de orçamento tem a previsão de que se realize o exame em 180 municípios. Assim, os candidatos que obtiverem resultado positivo se classificam para o preenchimento das vagas em vários órgãos federais, a exemplo de autarquias e ministérios.
Desse modo, o formato da prova seria semelhante ao modelo atual do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesse modelo os candidatos classificados podem utilizar a nota para o ingresso em várias universidades e faculdades em todo o território nacional, substituindo o habitual vestibular.
Concursos públicos em 2024 X reajuste para servidores
Primeiramente, vale destacar que embora a proposta do orçamento tenha previsão de abertura de muitas vagas através de editais de concursos públicos, não existe projeção de aumento nos salários dos servidores. Ou seja, a previsão orçamentária para 2024, não contempla reajustes salariais para todos os funcionários públicos federais.
Dessa maneira, a justificativa do governo para ausência de proposta de reajuste salarial é a restrição fiscal que se prevê para o ano de 2024. Sendo assim, o argumento do governo é de que qualquer aumento, por menor que fosse, representaria imprudência.
Impactos de reajustes no orçamento de 2024
Por fim, o governo apresenta números para o impacto na hipótese de um reajuste, embora muito pequeno. Assim, a explicação traz o cenário imaginário, em que houvesse o reajuste de somente 1% nos salários. Ainda assim, a elevação da folha de pagamentos iria atingir a casa de R$ 3,46 bilhões.
Desse modo, conforme mencionamos no tópico anterior, a Proposta de Orçamento aponta que embora o pleito seja legítimo, iria se revelar uma imprudência adotar tal medida. Uma vez que, mesmo com Regime Fiscal Sustentável, o cenário fiscal do país ainda é restritivo para o ano de 2024.
Agora que você já sabe que haverá milhares de vagas em concursos públicos em 2024, não perca a oportunidade de conseguir a tão sonhada estabilidade. Volte para mais informações.