O concurso da Polícia Federal entra nos seus últimos ajustes para publicação do edital. A confirmação veio da própria corporação, que afirmou a divulgação do documento acontecerá ainda no mês de janeiro, na segunda quinzena. Situação parecida acontece com o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também foi confirmado para o mesmo período.
É válido destacar que o concurso da PF está em fase bem avançada, uma vez que a banca organizadora já foi escolhida, que foi o Cebraspe. Com isso, o concurso deve ter seu edital publicado antes do prazo, com inscrições liberadas em fevereiro e aplicação da prova em março.
O Ministério da Economia informou que tanto a Polícia Federal, como a Polícia Rodoviária Federal, terão seus provimentos ocupados apenas no mês de setembro de 2021. Com essa posição do ministério, todas as etapas posteriores a prova devem acontecer neste período.
2 mil vagas na Polícia Federal
A PF teve seu certame autorizado para o provimento de 1.500 vagas. Entretanto, a corporação prevê a quantidade de 2 mil vagas para os cargos de Delegado, Agente de Polícia, Escrivão e Papiloscopista.
A informação deste quantitativo de vagas foi passado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, no mês de dezembro, em discurso no encerramento do Curso de Formação Profissional de novos peritos e delegados. Ficando assim:
- primeira turma em 2021
- segunda turma com os remanescentes em 2022
Naquela ocasião, Alexandre agradeceu a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.
“Neste momento a formação dos novos policiais federais não estaria acontecendo sem o seu apoio (Bolsonaro) incondicional em recomposição dos quadros da Polícia Federal – não apenas com essa turma que se forma hoje, mas também com a realização de um novo concurso público de 2 mil vagas: 1.500 já para 2021 e os excedentes para 2022”, disse o diretor.
Leia também: Concurso INSS 2021: Novo edital deve ser solicitado até maio