No início de fevereiro de 2022, o governo federal aprovou a abertura de concurso público para suprir 34 vagas para diplomatas da classe de terceiro-secretário. Para se inscrever é preciso ter ensino superior completo em qualquer área de atuação.
O concurso será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr) e contará com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) e, de acordo com a dispensa de licitação (imagem abaixo), estima-se 6 mil inscritos no concurso.
Segundo o edital publicado em 16 de fevereiro de 2022, o período de inscrição do concurso iniciou no dia 25 de fevereiro e vai até 20 de março de 2022. A taxa de inscrição é no valor de R$ 224,00, podendo ser isento da taxa o candidato que:
- Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico);
- Ser membro de família de baixa renda;
- For doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Para realizar a inscrição e/ou solicitar a isenção é necessário acessar o site do IADES.
Saiba como será realizado o concurso
O concurso para diplomata contempla três fases:
- Prova objetiva, com questões de “certo” ou “errado”, das disciplinas: língua inglesa, língua portuguesa, história mundial, história do Brasil, geografia, política internacional, direito e economia, e terá caráter eliminatório que determinará os candidatos da segunda fase. Será realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal.
- Provas escritas de línguas inglesa e portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório para a terceira fase. Será realizada nas capitais onde houver candidatos.
- Prova escrita de história do Brasil, política internacional, geografia, direito, economia, língua francesa e língua espanhola, de caráter eliminatório e classificatório. Também será realizada nas capitais onde houver candidatos.
A primeira fase, que será a prova objetiva, constituirá 73 questões, divididas como mostra o quadro:
Sobre a carreira de diplomata
O profissional na carreira trabalha diretamente para o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil – MRE), sendo o representante da República Brasileira nos países estrangeiros.
O diplomata exerce funções como negociação de acordos internacionais, estimula relações econômicas e culturais com outros países e fomenta os interesses comerciais do país.
Ao ser aprovado em concurso, entrará na ocupação de Terceiro-Secretário. A linhagem de sucessão na carreira segue: Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe, ou seja, Embaixador.
A remuneração inicial, de acordo com o Edital nº 1, de 15 de fevereiro de 2022, é de R$ 19.199,06.
Se você tem interesse em ser um diplomata, comece agora a se preparar para o concurso! Não deixe de ler o edital completo e se inscreva.
Veja também: Governo Federal cria carteira de identidade nacional com número único