Você está na expectativa de mais informações sobre o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? Então saiba que o Instituto irá divulgar os locais das provas objetivas do concurso público para 1.000 vagas de técnico do seguro social nesta segunda-feira (21).
Vale destacar que o exame será aplicado no dia 27 de novembro, às 14h, e terá a duração de 3h30.
Concurso INSS
A saber, o cargo de técnico do seguro social do INSS exige nível médio de escolaridade e o salário é de R$ 5.905,79.
Ainda mais, o concurso INSS teve um total de 1.023.494 de inscritos, com média de 1.023 candidatos por vaga.
No entanto, por localidade, a concorrência passa de 5 mil pessoas por vaga em São Paulo e no Distrito Federal, por exemplo.
Do total de vagas, 98 são destinadas a pessoas com deficiência e 200 a pessoas negras.
Clique aqui para consultar a demanda por locais de vagas.
Local de prova
O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22, a partir do dia 21 de novembro, para verificar o local de realização das provas, por meio de consulta individual.
Desse modo, o candidato somente poderá realizar as provas no local designado.
Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas 1.598 agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.
Entre as atividades que serão executadas pelos técnicos estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.
Locais das vagas do concurso INSS
As vagas são para as seguintes 97 gerências executivas localizadas em todas as unidades da Federação:
- Rio de Janeiro: 191
- São Paulo: 138
- Minas Gerais: 122
- Amazonas: 59
- Pará: 59
- Rio Grande do Sul: 49
- Bahia: 49
- Paraná: 32
- Pernambuco:31
- Santa Catarina: 29
- Ceará: 25
- Maranhão: 24
- Mato Grosso: 20
- Rondônia: 20
- Rio Grande do Norte: 16
- Mato Grosso do Sul: 15
- Goiás: 15
- Tocantins: 14
- Paraíba: 13
- Alagoas: 13
- Roraima: 13
- Espírito Santo: 11
- Amapá: 10
- Acre: 10
- Piauí: 9
- Distrito Federal: 7
- Sergipe: 6
Cabe mencionar que o edital prevê a quantidade máxima de 3.373 aprovados que poderão ser chamados conforme a necessidade do órgão e desde que haja previsão orçamentária.
Leia ainda: PAUSA no calendário do AUXÍLIO BRASIL; saiba quando volta o pagamento
Provas e curso de formação
O concurso do INSS terá provas objetivas e curso de formação. As provas objetivas terão duração de 3h30 e serão realizadas em 27 de novembro nas cidades das 97 gerências executivas listadas acima.
O candidato realizará a prova na cidade onde está localizada a gerência executiva do INSS por ele escolhida no momento da inscrição.
No caso da região ABCD e Vale do Paraíba, em São Paulo, as cidades de aplicação das provas serão, respectivamente, Santo André e Taubaté.
A prova objetiva terá conhecimentos básicos com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático. E conhecimentos específicos para temas relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária.
Além disso, o curso de formação será realizado em turmas e está vinculado à ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso.
Assim, serão convocados para a matrícula no curso os candidatos classificados nas provas objetivas dentro das 1.000 vagas previstas no edital.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
O curso de formação terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno.
O candidato matriculado receberá auxílio financeiro correspondente a 50% do salário do cargo. Esse curso será feito pelo Cebraspe, com questões práticas do trabalho dos servidores.
Por fim, a avaliação do curso de formação terá prova objetiva, composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva, composta de duas questões discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas, com o conteúdo ministrado.
A previsão do INSS é que o curso de formação dure entre 30 e 45 dias e seja focado no atendimento de segurados e análise de processos.
A nota final no concurso será a soma da nota final das provas objetivas e da nota final obtida no curso de formação. Os candidatos serão listados em ordem de classificação por gerência executiva do INSS, de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso.
Veja ainda: IMPOSTO DE RENDA: Como está a isenção até R$ 5.000, prometida pelo novo governo?
Cronograma do concurso INSS
Em resumo, de acordo com o INSS, a programação é a seguinte:
- Prova objetiva: 27 de novembro
- Resultado final do concurso: dezembro
- Curso de formação: de janeiro a fevereiro
- Ambientação dos aprovados nas agências: março
Confira também: Auxílio Brasil, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana