O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) deu seu aval para a nomeação de 250 brasileiros que obtiveram aprovação no concurso do INSS. Esses candidatos realizaram o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social no ano de 2022. Sendo assim, a publicação dessa decisão do ministério, saiu no DOU (Diário Oficial da União) no último dia 19 (terça-feira).
Desse modo, esses novos servidores devem preencher cargos em nível médio. Ocupando, portanto, a função de técnico do seguro social, que são profissionais que têm a responsabilidade de fazer o atendimento direto ao público. Serão vagas ociosas nas agências de todo o país.
No meio desse ano, o governo federal autorizou que a autarquia nomeasse 1.000 candidatos com aprovação nesse mesmo concurso público e que estavam no cadastro reserva.
Quer ficar por dentro de todas as informações sobre essa autorização do governo para a nomeação de servidores para o INSS? Continue a leitura do texto até o final!
Objetivos da nomeação de servidores aprovados no concurso do INSS
Cabe informar que apesar das nomeações que ocorreram em junho e dessas que tiveram a autorização do MGI, não houve a convocação de muitos candidatos. De acordo com Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, ainda há um grande número de candidatos remanescentes deste concurso. Portanto, a contratação de agora visa dar agilidade à análise de benefícios, levando, assim, o governo a optar por esse processo seletivo já existente. Dessa forma, houve o adiamento da realização de concurso para a função de analistas para o ano de 2024.
Portanto, essa iniciativa integra um conjunto de medidas que se destinam a acelerar o processamento dos requerimentos. Dessa forma, diminuindo os prazos para concessão de benefícios do INSS.
Outras medidas além do concurso do INSS
Primeiramente, é importante destacar que o governo vem implementando diversas medidas com objetivo de solucionar a crise da autarquia, a exemplo da criação do PEFPS. Afinal, o governo implantou através de uma MP o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social no mês de julho deste ano. De acordo com essa medida provisória, o governo oferece bônus adicional para aqueles servidores que se dispõe a cumprir metas, realizando tarefas além das regulares.
Ademais, no mês de agosto, houve a aprovação da PLOA (Proposta Orçamentária da Previdência Social) para 2024 pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social).
Segundo, essa proposta há previsão de um novo concurso público para o próximo ano. Desse modo, haverá a contratação de 7.655 técnicos do seguro social, além de 1.574 peritos médicos. Dessa forma, o instituto de previdência pretende melhorar o atendimento que presta à população e implementar políticas públicas adequadas.
Qual a função do técnico do seguro social?
Por fim, cabe esclarecer qual é a função de um técnico do seguro social e qual a importância de seu trabalho para a melhoria do atendimento da previdência social. Afinal o concurso do INSS prevê a contratação de um número substancial desses profissionais. O técnico do seguro social é aquele profissional que se ocupa de várias atividades dentro da autarquia. Entre suas responsabilidades estão:
- Atendimento direto ao público;
- Assessorar os superiores em procedimentos do setor administrativo;
- Condução de tarefas que tenham ligação com o reconhecimento de direitos previdenciários.
Além disso, executam outras atribuições, a exemplo das atividades de instrução, tramitação e movimentação de processos e muitas outras.
Agora que você já sabe da previsão de concurso do INSS para 2024, fique de olho nessa oportunidade. Volte para mais informações.