Nesta quarta-feira (5), uma petição contra o filme “Barbie” foi aberta no Conselho Nacional Auto Regulamentação Publicitária (Conar), estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling. De acordo com as denúncias dos consumidores, o trailer mostra crianças despedaçando cabeças de bonecas bebês.
Assim, o Conar será o responsável por fiscalizar a conformidade da produção, conforme recomendações da Seção 11 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que trata das regras a serem obedecidas pelas publicidades infantis e juvenis no Brasil.
Regras que o filme “Barbie” deve obedecer
As regras do Conar em relação ao filme ‘Barbie’ se referem à necessidade de os anúncios seguirem as características da psique das crianças, ou seja, a inocência, a não realização de ofensas e garantir a segurança e as boas maneiras delas.
Vale destacar que, entre as possíveis sanções que podem ser determinadas pelo Conar estão:
- Advertência à distribuidora;
- Suspensão da veiculação do teaser;
- Recomendação de alteração do conteúdo
Entretanto, a investigação da organização em questão não afeta o filme, pois ele é considerado uma obra artística. Em outras palavras, isso significa que o mesmo encontra-se fora do alcance da regulamentação do Conar. No Brasil, o Ministério da Justiça ainda não definiu a classificação indicativa do filme, o que deve acontecer nos próximos dias, pois o lançamento acontecerá no dia 21/07.
Já nos EUA, a Motion Picture Association, responsável por classificar o filme, atribuiu o mesmo como PG-13, ou seja, somente para pessoas acima de 13 anos.
Sobre as cabeças de bonecas quebradas
A denúncia de consumidores ao Conar faz referência ao primeiro teaser de Barbie, lançado em dezembro de 2022 pela diretora Greta Gerwig. O teaser em questão divulga imagens de meninas brincando com bonecas bebês no deserto até que uma Barbie enorme surge.
A partir disso, uma criança esmaga as cabeças de suas bonecas e arremessa outra para cima, momento em que surge o nome oficial do filme. De fundo, uma voz narra: “Desde o surgimento da primeira menininha, surgiram as bonecas, mas as bonecas eram para sempre bebês.” Procurada, a Warner Bros. no Brasil não retornou aos pedidos de posicionamento.
Sobre Barbie
A versão live-action da boneca Mattel se tornou um dos filmes mais aguardados do ano, contando a história do mundo mágico da Barbie, “Barbieland”, no qual uma boneca começa a perceber que não se encaixa como as demais Barbies.
Após a boneca ser expulsa, ela embarca em aventuras no “mundo real”, vivenciando a vida como uma humana “normal”, se questionando e descobrindo a verdade sobre sua vida e criação, tudo na companhia de “Ken”, seu namorado.
Em suma, segundo Greta Gerwing, diretora de “Lady Bird” (2017), “Adoráveis Mulheres” (2019), o filme está longe de ser uma história só para crianças. No trailer oficial, o filme afirma que foi “para quem ama e para quem odeia a Barbie”.