Recentemente, a Caixa deu início aos pagamentos do Bolsa Família para cerca de 20,9 milhões de famílias, mais precisamente, no dia 18 de julho. Apesar disso, vários beneficiários notaram que o valor referente à este mês não contém a parcela do Vale-Gás voltado para a aquisição do botijão para uso na cozinha.
Vale destacar que a ausência de depósito gerou preocupações para algumas pessoas, levando-os a questionar se o benefício foi suspenso. Todavia, não há motivo para inquietação, afinal, esse não é o caso. Em suma, o Vale-Gás não foi pago em julho porque o programa opera em um esquema bimestral, ou seja, os depósitos são feitos a cada dois meses. Sendo assim, visto que o último calendário foi encerrado em julho, uma nova parcela só será creditada em agosto, o que garantirá o intervalo de um bimestre.
Conheça as regras para receber o Vale-Gás
Antes de tudo, a obtenção do Vale-Gás exige o cumprimento de algumas importantes regras estabelecidas pelo Governo Federal. São elas:
- Cidadão deve estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar mensal abaixo ou equivalente a meio salário mínimo por pessoa;
- Ou ainda, morar na mesma residência que alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), independentemente de estar dentro do sistema do CadÚnico ou não.
Também é importante deixar claro que, quem ainda não está registrado no CadÚnico deve reunir a documentação de todos os membros da família e procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo. Lembrando, porém, que o responsável familiar precisa ter pelo menos 16 anos de idade, preferencialmente do sexo feminino.
Qual é o valor do benefício?
A princípio, o benefício concedido pelo governo equivale a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Assim, segue os valores apurados periodicamente pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). No último mês, por exemplo, cada beneficiário recebeu o valor de R$ 109.
Assim, os próximos pagamentos do Vale-Gás estão programados para mais três parcelas até o final deste ano. Com isso, serão feitos os repasses de acordo com a ordem do final do Número de Identificação Social (NIS) dos aprovados.
Confira o calendário de pagamento do Vale-Gás de agosto
Como ocorre normalmente, o repasse será feito de acordo com o número final do NIS (Número de Inscrição Social).
- NIS final 1 – 18/08 (sexta-feira);
- NIS final 2 – 21/08 (segunda-feira);
- NIS final 3 – 22/08 (terça-feira);
- NIS final 4 – 23/08 (quarta-feira);
- NIS final 5 – 24/08 (quinta-feira);
- NIS final 6 – 25/08 (sexta-feira);
- NIS final 7 – 28/08 (segunda-feira);
- NIS final 8 – 29/08 (terça-feira);
- NIS final 9 – 30/08 (quarta-feira);
- NIS final 0 – 31/08 (quinta-feira)
Cadastros abertos em Ponta Grossa para o benefício
Além disso, também é válido dizer que a administração municipal de Ponta Grossa, localizada na região dos Campos Gerais, fez o lançamento na última quinta-feira (20) de uma plataforma de cadastro online. Em síntese, ela servirá para inscrições no segundo semestre do programa Vale-Gás 2023.
Nesse sentido, o Vale-Gás complementa o Programa Feira Verde, que possibilita a troca de materiais recicláveis por um Cartão GLP Gás de Cozinha 13kg. Assim, ele dá acesso ao refil de gás de cozinha. A finalidade é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes em Ponta Grossa e seus bairros. Todavia, a renda familiar máxima deve ser de três salários mínimos (o valor atual do salário mínimo é de R$ 1.320).
A saber, para se cadastrar, o processo envolve uma avaliação minuciosa, com o resultado ficando disponível para visualização em até 72 horas. Assim que for aprovada, as recargas iniciais de gás serão liberadas, podendo ser realizada a troca. Entretanto, para ter direito ao benefício, é necessário apresentar 20 quilos de materiais recicláveis, dando direito a uma recarga de gás (20 quilos).
Além disso, os moradores também têm a opção de se inscrever pessoalmente na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada na Prefeitura de Ponta Grossa, de 9h às 17h.
Veja as informações básicas para realizar o cadastro
- Nome completo;
- Telefone residencial/celular;
- Endereço completo;
- CPF;
- RG;
- Data de nascimento;
- Renda família;
- E-mail;
- Quantos são os dependentes;
- Endereço de IP.
Acima de tudo, essa é a segunda rodada de cadastramento feito para o programa em 2023. Com isso, quem já participou no começo do ano pode participar também.