A comunicação consistente é uma das etapas mais importantes de uma campanha de marketing digital. Afinal, o conteúdo é responsável por responder as dúvidas do seu público alvo e, ao mesmo tempo, construir a relevância da página para os mecanismos de busca. No centro de tudo isso, está a comunicação clara, concisa e consistente.
Como consistência, entendemos que toda a sua comunicação deve seguir os mesmos pilares e ser uniforme. Ao mudar o “tom de voz”, por exemplo, os clientes podem se sentir confusos e ter o relacionamento com a marca prejudicado.
Vamos entender melhor como isso funciona?
Entenda a importância da comunicação consistente
Para criar esse tipo de comunicação, consideramos três pilares diferentes:
- Brand persona;
- Tom de voz;
- Guia de estilo.
A brand persona representa quem é o seu consumidor ideal. Sendo assim, ela enquadra o público com quem você está falando: descontraído ou formal, jovem ou adulto, aberto ou não. Todas essas características são importantes para montar o seu plano de comunicação.
Além disso, a comunicação consistente aborda também o tom de voz. Nesse caso, estamos falando sobre a forma como você transmite as informações. Isso envolve o uso de piadas, de uma comunicação mais despojada ou não, da imersão na forma como sua brand persona gosta de se comunicar.
Por último, você deve levar em conta ainda o guia de estilo, no qual a sua estratégia de comunicação será padronizada. Afinal, a identidade visual também é uma ferramenta comunicativa e pode fazer toda a diferença para a sua marca.
Todos esses pilares devem ser combinados para criar uma comunicação consistente. Assim que você tiver a sua identidade forma, é importante seguí-la para que os clientes se reconheçam em sua marca. Seu conteúdo é identificado com mais facilidade e o relacionamento com os consumidores é fortalecido.
Viu só como esse conceito pode fazer toda a diferença para sua marca? Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário abaixo e compartilhe as dicas nas redes sociais.