A compulsão alimentar é um transtorno que tem como sintoma a ingestão exagerada de alimentos. Contudo, ela vai além disso e essa ingestão deve acontecer durante um determinado período tempo, ou seja, se uma pessoa come bastante uma vez só, isso não significa que ela tenha o transtorno. Por isso, veja abaixo, como o que é a compulsão alimentar, como identificá-la e como tratá-la.
Alimentação saudável: o que é e como alcançá-la no dia a dia
O que é a compulsão alimentar
Tecnicamente, a compulsão alimentar é caracterizada quando uma pessoa come o dobro de comida que ela comeria em um período de duas horas, ou seja, se para ela comer e ficar bem ela precisa de duas colheres de arroz e uma de feijão, mas come quatro de arroz e duas de feijão, isso caracteriza uma compulsão. Por isso, não basta comer muito, tem que comer bastante.
Apesar de a compulsão ser caracterizada quando a pessoa come o dobro do que o de costume, as pessoas que sofrem com esse transtorno costumam comer muito além disso. Além disso, elas perdem a noção de quanto comeram e também de há quanto tempo estão comendo.
O transtorno não se caracteriza por uma vez ingerindo muita comida
A ingestão alimentar exagerada precisa acontecer pelo menos uma vez por semana, dentro de um período de três meses, para caracterizar o transtorno alimentar, ou seja, é necessário observar uma frequência na alta ingestão de alimentos. Do contrário, a pessoa pode apenas estar comendo muito por um período de ansiedade pontual, por exemplo.
Este transtorno não está ligado a outros
Muitas pessoas podem pensar que a compulsão alimentar vem acompanhada da tentativa de se livrar da culpa por ter comido muito, provocando vômitos, por exemplo. Isso porque, quando este comportamento aparece, significa que a pessoa tem outro tipo de transtorno alimentar, ou seja, uma pessoa que tem o transtorno de compulsão alimentar come muito e convive com a culpa.
Hábitos que atrasam a sua vida: veja o que você deve fazer diferente
Descontrole
Uma pessoa que sofre com este transtorno come muito e descontroladamente. Apesar de sentir muito desconforto pela quantidade de comida ingerida, ela não consegue parar. Por isso, essas pessoas, geralmente, estão acima do peso, porque comem muito além do que o corpo precisa para receber os nutrientes dos alimentos.
Alta ingestão de alimentos
Mais uma das características do transtorno de compulsão alimentar é a alta ingestão de alimentos de uma só vez, ou seja, uma pessoa pode comer muito ao longo do dia, mas distribuindo a sua alimentação em vários horários, que isso não caracteriza o transtorno. Para que, de fato, ele se caracterize, é necessário a ingestão de muitos alimentos e de uma só vez.
Características da pessoa que sofre com o transtorno
As pessoas que sofrem com este transtorno alimentar, geralmente, são inseguras, têm vergonha do seu próprio corpo e não gostam de comer na frente de outras pessoas. Isso porque elas têm consciência de que não comem normalmente e não gostam de ser observadas.
Este artigo tem fins apenas informativos. É sempre importante procurar um profissional da saúde para fazer o diagnóstico correto.
Atividades relaxantes e gratuitas: dicas para você fazer em casa e desestressar