Com uma queda de 0,32% desde o início do ano, o IFIX está fazendo com que investidores percam dinheiro nas cotações dos ativos. Contudo, os proventos mensais dos fundos imobiliários estão em patamares recordes, com alguns pagando mais de 1% ao mês. Por isso, será que investir nesses produtos é uma boa ideia?
Nesse texto, vamos explicar o que são os fundos imobiliários, como fazer para escolher os melhores e, claro, responder se ainda vale a pena, em 2022, investir nesses produtos.
O que são fundos imobiliários?
Fundos imobiliários funcionam praticamente da mesma forma que um condomínio. Nesses investimentos, investidores colocam seu dinheiro no fundo, que usará o valor para investir em produtos que gerarão retornos para os investidores. Apesar disso, esses produtos investem apenas no ramo imobiliário do país e não podem ter produtos de outras categorias.
Diante disso, os fundos imobiliários compram ativos como os CRIs e as LCIs. Além disso, são fundos que compram imóveis para alugar para inquilinos, além de pode comprar cotas de outros fundos imobiliários. Dessa forma, são produtos que são restritos ao mercado imobiliário, mas que possuem uma grande quantidade de variedades. Além disso, por lei, eles devem distribuir os lucros das suas operações para os investidores a cada 6 meses. Contudo, a grande maioria dos FII do mercado fazem isso mensalmente. Por conta disso, eles são produtos usados por pessoas que querem construir uma renda mensal e, com isso, ter ainda mais tranquilidade financeira.
Atualmente, existem diversos fundos listados em bolsa de valores. Por isso, se você está iniciando, pode ser um pouco complicado de escolher os melhores fundos imobiliários. Dessa forma, a dica é que você procure a sua corretora de investimentos e peça a carteira recomendada desses produtos. Com isso, você terá a recomendação de profissionais qualificados do mercado enquanto procura mais informações relevantes sobre esses produtos.
Vale a pena?
Investir em fundos imobiliários pode ser um dos melhores investimentos que você fará na sua vida. Isso porque ele é um produto de renda variável que possui uma menor volatilidade, paga proventos mensais e tem um baixo valor de entrada. Atualmente, existem cotas de fundos que custam menos de R$10,00 na bolsa de valores. Por isso, qualquer pessoa pode investir.
Apesar disso, é preciso tomar alguns cuidados. Isso porque mesmo que sejam bons produtos, eles não substituem a sua reserva de emergência, que deve sempre vir primeiro. Além disso, evite comprar apenas um fundo imobiliário e diversifique a sua carteira com, pelo menos, 10 fundos imobiliários que, de preferência, atuem em ramos distintos.
Além disso, os proventos mensais precisam ser reinvestidos. Isso porque não adianta receber os valores e sacá-los todos os meses. Ao reinvestir os proventos, o seu montante mensal vai sempre crescer e, com isso, você receberá cada vez mais dinheiro na sua conta. Se você repetir esse processo infinitamente, chegará um ponto em que você receberá desses produtos um valor equivalente ao seu salário e, com isso, poderá parar de trabalhar ou realizar os seus sonhos.