O investimento mais famoso do mundo, o bitcoin, entrou nas rodas de papos financeiros e, agora, é um dos investimentos mais procurados por novos investidores. Apesar de ser uma excelente ideia investir, começar pelo bitcoin pode não ser uma boa ideia e, nesse texto, vamos explicar os motivos.
Além disso, para qualquer investimento, nunca é bom começar sem saber do que se trata o produto e como ele funciona na prática. Por causa disso, vamos falar um pouco sobre o que é o bitcoin e por que você deve ficar longe desse investimento no início da sua jornada.
O que é o bitcoin?
Muito famosa, mas pouco conhecida como o que é, o bitcoin é uma moeda digital. Isso quer dizer que ele, em tese, funciona como o real, dólar ou euro. Contudo, a principal diferença é que ele não existe fisicamente, ou seja, não existe uma nota de bitcoin. E é por isso que ela é tão revolucionária e tão perigosa ao mesmo tempo.
Outra característica dessa moeda é que ninguém manda nela. Enquanto no Brasil o Banco Central manda no real, mandando imprimir ou recolher a moeda da economia, no bitcoin existe uma quantidade fixa, que é de cerca de 1 trilhão de bitcoins. Contudo, nem todos foram achados ainda, o que acontece por um processo chamado de mineração. Por isso, em suma, o bitcoin existe apenas no computador e ninguém manda nele. E é exatamente aqui que mora a maior polêmica do ativo.
Além disso, uma característica dessa criptomoeda é a de que ela tem uma alta volatilidade. Em termos práticos, o valor dela sobe e desce muito em relação ao dólar. Assim como o real varia em relação ao dólar, o mesmo ocorre entre o bitcoin e as outras moedas. Contudo, enquanto o real e o dólar variam na casa dos 1% ao dia (às vezes menos), o bitcoin já teve variações de 30 a 40% em um único dia.
Devo ficar longe?
Saber sobre o bitcoin não é suficiente para decidir se você deve ficar longe, ou não, desse ativo. Para isso, você precisa levar em consideração outros fatores, como a sua vida financeira como um todo. Em suma, você já deve ter dinheiro guardado antes de começar no bitcoin.
Porém, quando falamos em “dinheiro guardado”, estamos falando da sua reserva de emergência. Isso porque essa é, sempre, a primeira forma de guardar dinheiro. Apenas quando você tiver ela formada (ou boa parte dela), é que você deve começar a se aventurar em outros mundos, como o bitcoin. Além disso, especialistas afirmam que você nunca deve investir mais de 5% do seu dinheiro em criptomoedas, dado que elas são de alto risco.
Por isso, se você ainda não tem dinheiro guardado, não comece pelo bitcoin. Se você tem dinheiro guardado, comece apenas quando se sentir confiante, mas nunca coloque boa parte do seu dinheiro total nele. Além disso, nunca acredite que o bitcoin vai dar rendimentos extraordinários. Isso não é garantido e não tem como prever o futuro do preço da moeda digital.