Esta atitude facilitada pelo Governo Federal para as pessoas que possuem FGTS rendendo em suas contas tem as suas análises a serem feitas. Assim, comprar ações usando o FGTS vale a pena? Esta é a pergunta que hoje pretendemos responder aqui no Brasil 123.
De acordo com a proposta do Governo Federal em liberar 50% do saldo do FGTS para que qualquer pessoa que tenha esse direito guardado, exige uma avaliação mais detalhada.
Em primeiro lugar é preciso ter claro, que investir em ações significa realizar investimentos em renda variável, assim, estará sujeita à volatilidade.
Conheça a empresa Eletrobrás
Considerando os indicadores da empresa é possível perceber que entre os anos de 2011 a 2017 houve uma desvalorização em suas ações. A partir de 2017 até agora, a empresa começou a apresentar uma boa evolução nos seus indicadores, concluindo-se que as ações estão tendo valorização.
Atualmente a empresa é uma estatal que possui 72,2% de participação acionária do Governo Federal. Com o processo de desestatização, o Governo Federal terá uma participação acionária aproximada de 45%.
Neste processo, a empresa tende a ser mais eficiente, com alta competitividade e mais lucrativa, e assim, a tendência é haver reflexos na valorização das ações.
Quais são as suas intenções para o uso do FGTS?
O investimento em ações, por ser de renda variável, é feito a longo prazo. Assim, se você tiver a intenção de utilizar este dinheiro a curto e médio prazo, não vale a pena fazer o investimento.
Outra questão é avaliar o seu emprego atual e as garantias de estabilidade que você tem. Se você não tem garantias de estabilidade, ou se você tem a intenção de comprar algum imóvel a curto ou médio prazo, também não é um bom investimento a compra de ações.
Então vale a pena comprar ações usando o FGTS?
Considerando somente o rendimento do FGTS é baixo em comparação com o que você pode ganhar com a compra de ações da Eletrobrás, vale a pena sim. Mas é preciso considerar outras situações como por exemplo: você trocará um investimento de renda fixa, e, portanto, mais segura, por outro investimento de renda variável, com grande volatilidade e menor segurança.
Agora, outro ponto a considerar é a questão do investimento a longo prazo da renda variável, se você tem certeza que não irá precisar deste dinheiro a curto ou médio prazo, é viável fazer o investimento em ações, pois sempre há valorização, e esta é a previsão para a empresa Eletrobrás.
Saiba que a Eletrobrás é uma empresa com grande potencial de valorização a longo prazo. No entanto, é necessário que você pondere as variáveis existentes entre os seus objetivos financeiros e a compra das ações.
Não se deixe levar pela euforia do momento e nem pelo incentivo dado pelo Governo Federal. Considere as suas estratégias, o seu perfil de investidor e tenha sempre claro com você: o melhor investimento que fizer é aquele que não te causará arrependimentos.
Esperamos ter contribuído com a sua decisão em comprar ou não as ações da Eletrobrás.